sábado, 26 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelas famílias desavindas



1º Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
Ao aceitar a proposta de Deus, Maria demonstra-nos um acto de humildade e coragem, sem vacilar na vontade do Senhor, Maria ensina-nos também que o primeiro passo do nosso encontro com Deus é deixarmos que Ele possa agir livremente em nós. Qual a minha capacidade de escutar Deus? O que faríamos nós no lugar de Maria? Recusar e cruzar os braços?

Oração:
Maria, ajuda-me a escutar como Tu e a ter coragem para dizer um SIM incondicional, em cada dia da minha vida.

2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Maria visita a sua prima, sai de si mesma para realizar a vontade de Deus. Somos chamados assim a estarmos disponíveis para ajudar o próximo, especialmente os mais necessitados. Devíamos seguir o exemplo de Maria partilhando com os outros aquilo que é a nossa alegria.

Oração:
Maria, faz-nos homens e mulheres mais fortes e felizes, por partilharmos a alegria de sermos cristãos, e por servirmos o nosso irmão necessitado, com fé, esperança e humildade.


3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Jesus por amor veio ao nosso encontro e tornou-se um de nós na gruta de Belém. Sua maior pobreza foi tornar-se homem, apesar de ser Deus. Jesus não veio ao mundo para mandar mas sim para servir!

Oração:
Obrigado Jesus porque Vos tornaste igual a nós e nos ensinas o valor da vida. Que o Espírito Santo nos faça levar a luz de Jesus Cristo junto dos irmãos que mais sofrem, ajudando-os no seu dia-a-dia.


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
O que Simeão fala sobre a vida de Jesus e de Maria é o anúncio do preço da nossa salvação. Somos chamados a ser filhos de Deus e levarmos todos a Ele.


Oração:
Peçamos a Deus por aqueles que se dedicam a anunciar o Evangelho, e por todas as famílias em especial as que estão em dificuldade.



5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Jesus põe acima de tudo o Pai e a Sua vontade. Quantas vezes nós nos afastamos de Jesus, daquele Jesus que com tanto amor desceu à terra por nós? Meditemos como nas dificuldades da vida a única salvação é encontrar Jesus e nunca nos separarmos do Seu amor.

Oração:
Peçamos a Deus entusiasmo para ouvirmos e ponderarmos a Sua Palavra. Peçamos também por todos os que sofrem em silêncio.


Oração final:
Senhor, faz com que a Tua graça oriente sempre os pensamentos e as acções de cada um de nós e que as novas gerações encontrem na família um apoio sólido e as faça crescer na verdade e no amor. Amén.