sexta-feira, 25 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelas RVBS paróquias



1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação :
Jesus saiu para orar no Seu momento de desespero. Apesar de saber que iria passar sofrimento, Ele não se resigna e aceita qualquer decisão das mãos de Deus, dizendo: “Todavia, não se faça a minha vontade, mas a Tua”.
Quem é que não se revoltaria contra Deus num momento de agonia como o que Jesus passou? Aqui Ele ensina-nos a não nos resignarmos contra a vida e o sofrimento, e que o caminho de resolução deve ser a oração.

Oração:
Jesus, ensina-nos a rezar e a ser fortes na fé, para que possamos ter um coração mais vivo e semelhante ao Teu. Ensina-me a esperar, a aceitar, e a fazer com que a Tua oração seja a minha oração.


2º Mistério
Flagelação de Jesus

Meditação:
Jesus sofre uma terrível flagelação. O seu corpo é dilacerado e torturado de uma forma violenta e abominante. Porém, Cristo sofreu todo este sofrimento e todas as humilhações por amor, para nos redimir dos nossos pecados. Um acto que nenhum de nós conseguiria aceitar, uma acção de infinita humildade. Meditemos sobre isto…

Oração:
Que aqueles que pela fé são humilhados e torturados sejam mais fortes e felizes por anunciarem a Palavra. Ajudai-nos a não perder a esperança, a não ter vergonha, e a proclamar a fé cristã no mundo, tal como Jesus o fez.


3º Mistério
Coroação de Espinhos

Meditação:
Contemplamos aqui a coroação de espinhos de Jesus, afogado na dor dos espinhos e escarnecido pelos homens que o torturaram sem piedade. Mas nem por isso, nem devido às inimagináveis dores, Ele se revolta contra o mundo… Permanece sempre calado, tendo pena dos vivos que O maltratam. A atitude de Jesus dá que pensar.
E nós? Será que ficaríamos calados? Ou opúnhamo-nos contra Deus?

Oração:
Senhor, faz de nós pessoas com bons princípios, seguidores natos da Tua fé e da Tua luz, para que possamos ser mais felizes e não angustiados pelos dissabores da vida e do mundo.


4º Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do calvário

Meditação:
Uma travessia difícil, humilhante e muito tumultuosa, tendo Jesus a sua saúde muito comprometida pela flagelação. Jesus carrega assim a cruz, assumindo de Deus a tarefa de carregar os pecados da Humanidade, a suportá-los no Seu corpo, para depois poder remi-los de toda a culpa. É importante que tenhamos na consciência o quão difícil mas importante foi este passo, que só o filho de Deus o poderia dar.

Oração:
Jesus, tende piedade de nós, porque somos pecadores. Faz de nós mais humanos, mais felizes de caminharmos ao Teu lado, de partilharmos a Tua cruz como o fez Simão de Cirene.


5º Mistério
Crucificação e morte de Jesus

Meditação:
Ao longo do percurso da dor, Jesus foi flagelado, humilhado, torturado e crucificado. Entregou o Seu espírito ao Pai para nos remir dos pecados. Entregou-se para amar. Morreu para amar. Só por isso, devíamos-Lhe louvar e bendizer todos os dias da nossa vida, porque tal acto não caberia na cabeça de ninguém a praticar.
Somos fracos. Todos os dias queixamo-nos de algo que corre mal nas nossas vidas. E Jesus? Queixou-se constantemente das dores, das feridas profundas que jorravam sangue? Reflictamos sobre esta interpelação…

Oração:
Jesus, faz de nós humanos dignos de louvar o Teu amor, pois só assim conseguiremos ser luz para os outros e amar o próximo, a nós mesmos e a Deus.


Oração Final:
Senhor, ajudai as paróquias de Raposeira, Vila do Bispo e Sagres a crescerem na luz e a se sentirem unidas pela fé, para que consigam anunciar e proclamar a Tua voz e a Tua Palavra com mais vigor, certeza e amor.
Amén.