domingo, 6 de maio de 2012

Jo 15, 1-8 - "Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto"

Jesus, uma vez mais, para que todos entendam o que quer dizer, usa uma imagem do quotidiano da altura - neste caso a vinha.
Nós somos a vinha que Deus plantou, se não deixarmos que Deus cuide de nós, que nos guie e que trate da nossa vida, a "nossa vinha" secará e nunca dará fruto.
Deixemos que Deus seja o nosso agricultor e que a nossa vida venha a produzir bons frutos...

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.

« Eu sou a videira vide…» Jesus revela-Se a Si próprio como aquele que está disposto a dar-se totalmente.
A comparação videira - vinha é muito frequente e é uma simbologia muito usada no Antigo Testamento para indicar o povo da aliança e na maioria das vezes evidência o contraste o amor de Deus e a infidelidade de Israel.


Meditação:
« Eu sou Jesus…» Jesus através desta afirmação revela-nos quem é. Quantas vezes pensamos: Quem é Deus?
«Eu sou a videira e o meu pai o agricultor…»  Uma imagem simples e evidente da natureza, recorda-nos o mistério da vida.
«Para que dê ainda mais fruto.» Deus chama-nos para dar fruto, Ele conta connosco, Ele precisa de nós. Dar fruto exige também deixar-se cultivar, deixar que o agricultor nos prepare para a produção.
Cabe a cada um de nós reflectirmos hoje sobre o que, para nós, significam estas palavras que Deus nos dirige.

Oração:
Ajuda-me Senhor nos momentos em que não dou fruto.
Ajuda-me a entender que às vezes tenho que “podar” a minha vida e recomeçar de novo da verdadeira vide.
Ajuda-me a reconhecer-Te como meu agricultor e a descobrir em Ti a verdadeira vide que nos leva a dar frutos. 

Acção:
Hoje vou reflectir:
Senhor, que queres de mim? Deixo-me trabalhar?
Deixo que o Senhor trabalhe em mim, na minha vida?
Não será hoje a minha nova oportunidade de recomeçar o meu projecto pessoal de vida à luz da Fé?

Terça-feira
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.

Meditação:
Jesus é a nossa videira, é Ele que dá o fruto para podermos colhê-lo e saboreá-lo nas nossas vidas.
É Ele que nos alimenta e sacia com o Seu amor.
Para que Jesus permaneça nas nossas vidas é preciso segui-Lo, ser Seu discípulo para que possamos compreender a Sua mensagem e assim permanecer nele.

Oração:
Senhor, quero permanecer no Teu amor e transmitir ao meu semelhante que só conTigo posso ser feliz. Só quem permanece no Teu amor terá fruto abundante, pois Tu és a fonte de toda a comunhão.

Acção:
Hoje vou procurar seguir a Tua vontade, vou procurar estar mais disponível para Ti e para os outros, fazendo mais a vontade deles do que a minha.


Quarta-feira
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.

Meditação:
“A videira verdadeira “Nós somos os ramos que crescem dessa videira, por outras palavras nós temos vida por causa dele.
O lavrador toma conta da vinha, o lavrador que é Deus. Ele toma conta de nós para darmos bons frutos. À medida que Deus nos alimenta com a Sua Palavra, poda-nos e cuida de nós, e nós produziremos bons frutos. Deus é o lavrador, Jesus é a videira, e nós os ramos. Deus está sempre ao nosso lado e quer ver-nos produzir muitos frutos!  

Oração:
Senhor, obrigada por todas as vezes em que mesmo com a minha fé enfraquecida me mostraste que és o caminho, a verdade e a vida.
Peço perdão por mim e por todos os que vacilam perante as dificuldades e barreiras da maldade dos homens.
Jesus, toca o coração de todos os que mais precisam, principalmente os que não crêem em Ti.

Acção:
No dia de hoje vou fazer algo que não me acharia capaz de fazer.

Quinta-feira
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.

Jesus Cristo é o centro da nossa vida e, como tal, Dele não nos podemos separar. Ao nos separarmos de Jesus, somos como o ramo que não dá fruto e, lançados fora, secaremos.

Meditação:
Serei um ramo fértil? Deixo que o Senhor seja o meu agricultor? Como seria a minha vida se Deus não fosse o meu agricultor?
Seria como os ramos lançados fora que secarão e que, quando lançados ao fogo, ardem!
Certo (a) que não é isso que quero para a minha vida, permaneço em Cristo, deixando que Ele seja o meu agricultor, que faça de mim Seu ramo cada vez mais fértil.

Oração:
Senhor,
Eu te agradeço por mais um dia,
Por tratares e cuidares de mim,
Obrigada por me tornares um ramo fértil.
Ajuda-me a continuar a dar frutos,
E a partilhá-los com o meu semelhante.
Amém

Acção:
Ao longo deste dia vou repetir para mim mesmo (a) as vezes que forem possíveis:
Deixo que Deus tenha presença activa e decisiva nas minhas opções, nas minhas palavras, nos meus gestos.


Sexta-feira
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.

Meditação:
Jesus só pode permanecer em mim se eu for capaz de escutá-Lo, acolhé-Lo e sobretudo entender o que Ele tem para me dizer, calar-me para que a Sua Palavra entoe na minha cabeça…
É deixar que os meus pensamentos sejam iluminados pela Sua Palavra, para que consigam tocar o meu coração, para que tudo o que eu peça me seja concedido.

Oração:
Jesus, faz com que eu perceba a Tua Palavra e perdoa –me pelas vezes que me afasto de Ti.
Peço também por todos aqueles que não permanecem em Ti e vivem na escuridão. Dai-lhe a luz que precisam para encontrarem o Teu amor e permanece nos seus corações.

Acção:
Não é fácil ser cristão, a fé cristã desafia-nos sempre para o compromisso, mas hoje vou procurar entregar-me nas mãos de Deus e cada vez que sou tentado, irei repetir esta frase:« Faça-se em mim segundo a Tua vontade »


Sábado
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Meditação:
A glória de Deus é que saibamos” amarmo-nos uns aos outros como Ele nos amou.” Sendo tão pequena esta afirmação e tão difícil de conseguir, porque ainda temos um caminho longo por percorrer…até sermos verdadeiros discípulos de Deus, tentemos que as nossas pequenas conquistas sejam a cada momento dedicadas a todos os que mais precisam, pelos mais variados motivos, sejamos para todos a luz de Cristo, presente em cada gesto de amor pelo outro. 

Oração:
Jesus, agradeço nesta oração por continuares a nos dar liberdade de escolha, mesmo quando falhamos e temos os nossos momentos de desilusão, não por não acreditarmos, mas pelas maldades que muitas vezes aqueles que amas fazem.
Toca o coração de cada ser humano com a tua mensagem viva e actual. Não deixes que se cometam tantas injustiças principalmente com as crianças e os idosos de todo o mundo. 

Acção:
Hoje vou agradecer cada momento do meu dia, e vivê-lo como verdadeiro discípulo de Jesus.