segunda-feira, 28 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelo Papa Bento XVI


 
Oração inicial:
Vamos rezar hoje o nosso terço, lembrando muito em especial Sua Santidade ,o Papa Bento XVI. Ser Papa não deve ser uma tarefa fácil. Ser Papa é ser representante de Jesus na terra. É ser sucessor de Pedro, companheiro de Cristo, na Sua passagem pela terra. É ter os olhos do mundo fixos em todas as suas atitudes, prontos a maldizer para desunir. Vamos pedir a Deus que seja seu companheiro e conselheiro de todas as horas, e que oriente os cristãos de todo o mundo a ajudá-lo a vencer as pedras do caminho. E que aqueles jovens a quem ele se referiu na sua mensagem de Ano Novo, sejam os tijolos que irão construir um mundo melhor onde não haja lugar para guerras, para fome ou para rivalidades. Que Deus proteja o Santo Padre.

1º Mistério
Anunciação do Anjo à Virgem Maria

Meditação:
O Anjo do Senhor anunciou a Maria e Ela concebeu do Espírito Santo.
Maria de Nazaré aceitou com humildade e obediência os planos de Deus. O primeiro ensinamento de Maria, mãe de Jesus : o nosso SIM a Deus é essencial.
É clara a lição que tiramos daqui pois, tal como Maria, devemos estar atentos aos desígnios do Senhor, pois o olhar de Deus em nós só pode ser um grande motivo de orgulho.


Oração:
Senhor, abre os nossos olhos  e desperta os nossos sentidos  de modo a estarmos atentos aos Vossos sinais e aos Vossos convites, que poderão vir de qualquer lado ou pessoa. Coloca-nos alegremente ao Vosso serviço e faz de nós instrumentos do Vosso amor.

2º Misterio
Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel

Meditação:
Maria dirigiu-se sem demora à montanha, a uma aldeia de Judá, para visitar Sua prima, cuja idade era já avançada. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do Teu ventre”.
Maria de Nazaré,  independentemente do Seu estado avançado de gravidez, e mesmo sabendo que o caminho era árduo, foi dar apoio a Sua prima. Mais uma lição de coragem, de solidariedade para com quem precisava. Nas mesmas circunstâncias como seria o nosso modo de agir? Colocaríamos o bem do próximo em primeiro lugar ?

Oração:
Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, faz de nós seres solidários. Dá-nos sabedoria para  saber sorrir onde houver tristezas, abraçar quando houver carências, dar a mão quando for preciso.

3º Mistério
Nascimento de Jesus em Belém

Meditação:
Maria deu à luz o Seu filho primogénito, que deitou na manjedoura por não haver lugar na hospedaria
Deus, que tudo pode, quis que o nascimento de Jesus fosse assim. Sabemos que Jesus estava destinado a ter uma vida exemplar e ser uma pessoa importante, mas Deus, ao permitir que fosse assim, tinha como propósito mostrar que é na simplicidade e humildade que se vê o carácter e a pureza de coração.

Oração:
Bom Deus, faz-nos humildes, francos e puros nos nossos sentimentos para com os outros. Dirigi os nossos passos no caminho da rectidão, do respeito e no sentido de bem servir o próximo e aplicar os Teus ensinamentos.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Quando chegaram os dias, Maria e José levaram Jesus ao Templo para o oferecerem a Deus de acordo com o que mandava a lei do Senhor.
É claro mais uma vez o sentido de obediência de José e Maria. O facto de saberem que tinham um filho que era especial não impediu que cumprissem as suas obrigações. Devia ser esta a nossa atitude. Como cristãos deveríamos ser um exemplo vivo para a sociedade. Os nossos actos deveriam salientar-se no bom sentido.

Oração:
Senhor Deus, Pai de todas as criaturas, olha por nós pecadores. Não deixes que entremos no caminho da desobediência e da ingratidão. Faz de nós seres honestos e rectos de pensamentos e atitudes.


5º Misterio
O Menino Jesus perdido e achado no Templo

Meditação:
O menino Jesus ficou em Jerusalém e seus pais, ao fim de muito O procurarem, foram encontra-lo noTemplo, dialogando calmamente com os doutores da Igreja
Imaginemos a aflição daqueles pais, pensando como seria angustiante para nós vemo-nos em tal situação. Passados três dias encontraram Jesus no templo respondendo com clareza aos homens que dedicavam a sua vida a estudar as escrituras. Jesus era uma criança especial e todos estavam extasiados.
Quem de nós não se perdeu já de Jesus? Convencidos de que nos afastámos procuremos mostrar o nosso arrependimento e decerto nos sentiremos acolhidos e em segurança.

Oração:
Bom Deus, sabes como somos pecadores. Sabes quantas vezes os Teus ensinamentos nos passam ao lado por conveniência. Não deixes que isso aconteça. Perdoa-nos Senhor.

Oração final:
Rezemos pelas nossas crianças e jovens, nossos seguidores no futuro. Dai-lhes novos horizontes, dai-lhes esperança, dai-lhes paz e um coração cheio de amor e perdão.
Lembra-te, ó Pai Celeste, dos adultos para que não esqueçam a sua obrigação de deixar aos mais novos bons exemplos de vida.