quarta-feira, 23 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos defuntos



Oração inicial:
Hoje vamos rezar pelos defuntos. Não devemos esquecer os nossos irmãos que já nos deixaram e partiram para a eternidade. O lugar que eles mereceram e onde estarão é um mistério para nós.
Podem precisar de auxílio e nós não queremos que se sintam esquecidos; por isso vamos rezar este terço a pensar neles.


1º Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
Foi uma surpresa quando as mulheres chegaram ao túmulo de Jesus e o encontraram vazio. Ficaram amedrontadas quando viram dois homens em trajes resplandecentes e lhes disseram que Aquele que elas procuravam entre os mortos, tinha ressuscitado e encontrava-se vivo, tal como ele tinha dito quando ainda estava na Galileia.

Oração:
Aumenta a minha fé em Ti Jesus! Quero ver em Ti o sinal definitivo de Deus.
Que a Tua morte por amor me faça acreditar.
Que a Tua ressurreição me alua à esperança.


2º Mistério
Ascensão de Jesus ao Céu

Meditação:
Após a Sua ressurreição, Jesus permaneceu por perto dos Apóstolos durante quarenta dias e nalgumas alturas apareceu-lhes vivo.
Numa das vezes em que partilhava com eles uma refeição, estando todos reunidos, prometeu-lhes que iriam receber a força do Espírito Santo para que fossem Suas testemunhas.
Dito isto, elevou-se à vista deles até que uma nuvem O encobriu a seus olhos.
Apareceram-lhes então dois homens vestidos de branco e prometeram-lhes que Aquele Jesus que tinha sido arrebatado ao Céu, ainda viria da mesma maneira.


Oração:
O Céu é a pátria dos que pela fé acompanham Jesus, que foi preparar o lugar aos crentes e homens de boa vontade.
Dai-nos, Senhor, uma grande fé para nunca esquecermos que estais junto de vosso Pai intercedendo por nós.


3º Mistério
Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
Conforme Jesus prometera aos Apóstolos, no dia de Pentecostes, quando estavam todos reunidos, ouviram, vindo do Céu, uma forte rajada de vento que desceu à casa onde se encontravam.
Apareceram então umas línguas de fogo que iam poisando sobre cada um dos Apóstolos. Era o Espírito Santo que descia sobre eles.
Ficaram então a falar outras línguas conforme o Espírito lhes inspirava.
Só assim os Apóstolos poderiam ir por todo o mundo pregar a palavra de Deus.

Oração:
Espírito Santo, ilumina-nos para que saibamos escolher os caminhos que levam à felicidade verdadeira.
Espírito Santo, aquece o nosso coração e faz-nos capazes de amar mesmo quando é difícil.
Espírito Santo, cura o nosso medo e faz-nos testemunhar sempre a nossa fé em Deus.



4º  Mistério
Assunção de Maria

Meditação:
Depois da sua morte, Maria é levada pelos Anjos do Céu.
Vai adorar na mansão celeste o Deus do seu coração.
Com a Virgem Maria, adoremos também nós a Deus, e em desagravo de todas as nossas faltas, oremos por todos nós e particularmente por todos os nossos irmãos que já partiram deste mundo.

Oração:
Senhora que foste Menina, Menina e Moça de alma Virgem, deixa demorar meus olhos na brancura e na paz do Teu coração. Em silêncio, fitar-te longamente, contemplar-te e depois partir a espalhar à minha volta harmonia e paz.


5º Mistério
Coroação de Maria no Céu

Meditação:
Adoremos a Deus com a virgem Maria, coroada de glória como Rainha dos anjos e dos homens. Assim constituída como soberana reinando para sempre no Céu, não vos esqueçais Senhora, que o mundo precisa de Fé.
A todos volvei vossos olhos misericordiosos e dai-nos Fé que nos abra o Céu para contemplar eternamente Deus.

Oração:
Deus de infinita bondade, que nos deste a Mãe do Vosso Filho como nossa Mãe, concedei-nos que, seguindo os seus ensinamentos e com espírito de verdadeira penitência e oração, trabalhemos generosamente pela salvação do mundo e pela dilatação do reino de Cristo.


Oração final:
Meu Deus, nós Te pedimos por todos os defuntos das nossas paróquias, que chamastes deste mundo. Dai-lhes a paz da eternidade. Que esses nossos irmãos, tendo passado pela morte, estejam iluminados pela Tua luz eterna e que as suas almas estejam em paz. Perdoa-lhes os seus pecados, para que alcancem junto a Ti a vida imortal no reino da eternidade.
Amén.