quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 9ª estação - A pesca grandiosa


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, a quem chamavam o Gémeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar.» Eles responderam-lhe: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Jesus disse-lhes, então: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam-lhe: «Não.» Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.»Lançaram-na e, devido à grande quantidade de peixes, já não tinham forças para a arrastar."

Meditação
Com a partida de Jesus e pelo facto de não O terem junto a si, alguns dos discípulos tinham voltado à sua antiga ocupação: a pesca.  Reencontraram-se novamente com Jesus no final da faina e Jesus desafia-os a lançaram as redes ao mar.
Também nós somos diariamente desafiados por Jesus a lançar as nossas redes.
Lançar a rede é fortalecer a nossa fé e não ter medo de dizer em alta voz que acreditamos no Deus de Amor, que somos fieis seguidores deste Cristo Ressuscitado, que somos cristãos de corpo e alma.
Sejamos fiéis aos ensinamentos do Senhor e lancemos as nossas redes por esse mundo fora.

Oração
Jesus, deste peixe em abundância aos teus discípulos no final da faina, porque em Ti tudo o que é bom abunda e nunca se esgota. Queremos agradecer-Te todas as coisas boas que nos dás ao longo da nossa vida. Por nós morreste na Cruz, para nos dares o Teu amor de forma abundante e infinita. Obrigado Senhor!
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso