domingo, 22 de abril de 2012

Lc 24, 35-48 - "Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia"

Jesus queria mostrar aos seus discípulos, de uma maneira clara e bem explícita, que a sua ressurreição era um acontecimento que tinha mesmo que acontecer, mas os discípulos, ainda incrédulos e confusos, levaram tempo para amadurecer e interiorizar esta ideia.
Teremos nós, nos dias de hoje, já este facto verdadeiramente interiorizado nas nossas vidas?


Segunda-feira
Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco».

Meditação:
Os dois discípulos, indo  a caminho de Emaús, cruzaram-se com Jesus ressuscitado. Reconheceram n’Ele semelhanças de atitudes. Voltaram para Jerusalém contando emocionados e incrédulos o que lhes havia acontecido e a novidade ia de boca em boca. Entretanto Jesus juntou-se a eles e saudou-os dizendo “A paz esteja convosco”. Era muita emoção e os sentimentos confundiam-se.
E se isso se tivesse passado connosco? E será que não estivemos nós também perto de Jesus sem acreditarmos nisso?

Oração:
Senhor, esta passagem bíblica faz-nos ver como somos pequenos na fé.
Senhor, nós cremos, mas aumenta a nossa fé. Ensina-nos a perceber os Teus sinais. Faz de nós fiéis comprometidos e certos das Tuas verdades.

Acção:
Cada dia que passa notamos que é preciso reforçar os nossos conhecimentos para melhor entendermos a Tua palavra. Esta semana terei como única leitura a Palavra de Deus.


Terça-feira
Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho».

Meditação:
Como humanos os discípulos estavam confusos. Para eles a figura de Jesus só podia ser um espírito o que os assustava. Jesus fê-los ver que Ele era real, que não tinham razão para ter medo. Um espírito não tem corpo, não se consegue tocar, não tem ossos nem carne, como eles podiam constatar. Os factos falavam por si. Era Jesus que estava ali. E o medo deu lugar a uma grande alegria, sem no entanto pensarem que era bom demais para ser verdade.

Oração:
Senhor, quantas vezes duvidamos da Tua presença junto de nós. Falta -nos a Tua  força. Senhor nós Te rogamos que não nos abandoneis. Não nos deixeis cair na  dúvida. Fortalece o nosso crer.
Obrigada Bom Jesus pela Tua Vida.

Acção:
A oração é o melhor meio de chegar a Deus. Façamos da nossa vida uma constante oração. Para orar basta dirigir o nosso pensamento a Deus.
Ele entende perfeitamente, e o trabalho que possamos ter em mãos continuará a fazer-se.


Quarta-feira
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?». Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles.

Meditação:
Perante a dúvida que ainda se notava Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés com as marcas dos pregos com que fora crucificado e a dúvida persistia.
Jesus então, com a simplicidade que lhe era habitual, perguntou-lhes « Tendes aí alguma coisa para comer? » Claro está que os fantasmas não comem!!!
 Jesus comeu com eles o peixe que Lhe foi oferecido. E ajuda-os a percorrer a s escrituras, versículo a versículo, para que eles as percebam. Que grande privilégio ter com eles mesmos o próprio Jesus!

Oração:
Obrigado Senhor pelos ensinamentos. Obrigada Senhor por colocares no nosso caminho pessoas mais instruídas do que nós, para nos explicarem a Palavra de Deus.
Não é fácil entender as escrituras sem ajuda.
Dá-nos Bom Deus capacidade para compreender e saúde e paciência a quem se propõe ensinar-nos.

Acção:
Vou procurar quem queira arranjar um bocadinho de seu dia para comigo meditar na Palavra do Senhor

Quinta-feira
Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’».

Meditação:
Nesta parte do Evangelho Jesus é muito claro acerca do Seu percurso de vida. Desde o antigo Testamento que os profetas nos indicam como seria a vida de Cristo, e Cristo sabe que o que está escrito tem que acontecer. Como é corajoso o nosso Jesus!
Qualquer um de nós, ao saber que nos iria acontecer qualquer coisa que nos ligasse ao sofrimento, ficaria em pânico (por exemplo o caso por exemplo duma cirurgia marcada antecipadamente). Que força interior a de Jesus!

Oração:
Senhor Pai Santo, obrigada por tudo o que a nossa vida nos tem dado. Esses factos serviram para medir as nossas forças perante os acontecimentos menos bons e para chegarmos à conclusão que não fomos suficientemente gratos pelas coisas boas que a vida nos deu.
Perdão Senhor.

Acção:
Atenção aos sinais. A vida é composta de tudo. Coisas agradáveis e outras nem por isso. Tentemos agradecer a Deus as boas e pedir apoio para suportar os encontrões.


Sexta-feira
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia,

Meditação:
Jesus lembrou-lhes que estava dito nas escrituras «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia». Fez entender aos discípulos que tinha que ser assim. Eles foram testemunhas oculares de que os acontecimentos relatados nas escrituras se passaram tal qual foram profetizados.

Oração:
Senhor Deus de sabedoria, dai-nos a graça de acreditar plenamente que Jesus morreu por nós. Nas nossas atitudes demonstramos muitas vezes, que não nos damos conta do enorme sacrifício do Calvário. Confiamos em Vós, Senhor das alturas.

Acção:
Tentemos ser verdadeiros para melhor conseguirmos imitar Cristo.


Sábado
e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

Meditação:
Cristo lembrou aos seus discípulos a importância que tinha o seu testemunho. Eles viram e ouviram, eram por isso os principais pregadores dos acontecimentos reais e sabiam por que razão Jesus se deixara morrer crucificado. E assim se fez. A palavra foi dita, escrita e lida até aos dias de hoje.
Mas quantas vezes essa verdade nos passa ao lado? Se pensássemos nisso a sério ficaríamos envergonhados…

Oração:
Bom Jesus, desculpa por tantas vezes nos esquecermos que deste a Tua vida por nós. Desculpa por não sabermos perdoar como Tu perdoaste.
Purifica os nossos corações. Faz de nós bons cristãos.

Acção:
Pelo menos no dia de hoje vou ter presente que sou cristão e vou ver no próximo Cristo ressuscitado.