quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 4ª estação - Jesus no caminho de Emaús


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas léguas de Jerusalém; e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera. Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. “

Meditação
Os discípulos estavam tão tristes com a morte de Jesus que os seus olhos não eram capazes de ver o que se passava ao seu redor. A tristeza era de tal forma avassaladora que nem percebiam que era Jesus que os acompanhava no seu caminhar.
Muitas vezes é o que se passa connosco: temos a visão preenchida com coisas fúteis e que nos entristecem o coração, e ao longo do nosso caminhar, em vez de darmos um passo em frente, damos dois ou três passos para trás. Por isso nos parece que é longo o caminho para a felicidade…
O caminho não é longo, nós é que não estamos a dar os passos da forma mais correcta. Temos sempre Jesus ao nosso lado, a caminhar connosco, mas temos a vista turva e não O conseguimos ver nem sentir junto a nós.

Oração
Senhor Jesus, o meu caminho para chegar a Ti parece muito longo, mas na verdade eu é que estou a caminhar de forma errada, pois deixo que as coisas más me atrasem os passos. Sei que caminhas ao meu lado, mas ainda assim por vezes o percurso parece-me difícil. Ajuda-me no meu caminhar e faz arder no meu coração a força da Tua Palavra.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso