quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 3ª estação - Vi o Senhor!


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
Maria estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.» Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele.  E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.» Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» - que quer dizer: «Mestre!» Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: ‘Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.»”

Meditação:
Jesus atraiu a Si Maria Madalena, que se tornou testemunha do mistério da Sua ressurreição.
Maria Madalena sentiu e aceitou o chamamento pessoal de Jesus.
Muitas vezes Jesus nos faz também chamamentos pessoais, para que sejamos testemunhas da Sua ressurreição, do Seu amor, das Suas obras.
Estarão os nossos ouvidos atentos para ouvir o chamamento do Senhor? Estará o nosso coração aberto para acolher a mensagem que Jesus nos quer transmitir?
Em silêncio meditemos em todas as vezes que Jesus nos chamou e nós não respondemos…

Oração
Senhor Jesus, perdoa-nos por todas as vezes em que não escutamos o Teu chamamento,
Perdoa-nos por todas as vezes em que os nossos ouvidos se fecharam ao som da Tua voz.
Faz que a partir de hoje sejamos fiéis mais atentos e mais disponíveis, segundo a Tua vontade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso