quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 2ª estação - O sepulcro vazio


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Maria Madalena, correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.»Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado.”

Meditação:
O espanto por saberem que o corpo de Jesus não estava onde o tinham depositado foi de tal forma que os discípulos correram ao local para verificarem com os seus próprios olhos. Tinha-se dado o milagre da ressurreição que Jesus tinha anunciado. Jesus venceu todas as provações, venceu quem o traiu, não se deixou aprisionar no sepulcro, venceu a morte e ressuscitou.
Tomemos este exemplo de coragem nas nossas vidas, para que através da oração também possamos vencer tudo o que nos assusta, tudo o que nos aprisiona, tudo o que nos faz infelizes. Jesus morreu na Cruz para nos fazer felizes, por isso exultemos de alegria com a Sua ressurreição.

Oração:
Jesus, ajuda-nos a perceber que o essencial da vida não está nas coisas materiais, mas sim no Teu amor e nos Teus ensinamentos. Já levaste a cabo a missão mais difícil, que foi vencer a morte, deixaste para nós a tarefa mais fácil, que é imitar as Tuas obras e anunciar a Tua Palavra. Ajuda-nos a ser fiéis testemunhas da Tua ressurreição.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso