quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 8ª estação - A paciência de Jesus com Tomé


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Tomé, um dos Doze, a quem chamavam o Gémeo, não estava com eles quando Jesus veio. Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu peito, não acredito.» Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!» Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: chega cá o teu dedo! Estende a tua mão e põe-na no meu peito. E não sejas incrédulo, mas fiel.» Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!»Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!»"

Meditação
Tantas dúvidas assaltavam a mente de Tomé. Não acreditava no que lhe diziam, queria ver com os seus próprios olhos para confirmar que era verdade que Jesus tinha estado presente entre eles.
Nós, por muito que digamos que acreditamos, por muitos que vamos à Igreja, que nos ajoelhemos e rezemos, somos muitas vezes como Tomé. Não confiamos, não acreditamos, precisamos de ver para nos certificarmos da realidade das coisas.
Entreguemos a nossa vida e as nossas orações nas mãos de Deus, não estejamos à espera de “ver para crer”, confiemos em Deus Pai de uma forma incondicional e apaixonada.
Quem acredita verdadeiramente confia… e quem confia deixa-se guiar de olhos fechados, sem precisar de ver…

Oração
Senhor, nós Te agradecemos por, mesmo no meio das nossas dúvidas, Te revelares e Te mostrares. Ajuda-nos a vencer a nossa incredulidade, para que, mesmo de olhos vendados e sem ver, possamos seguir-Te com plena confiança.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso