quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 14ª estação - O dom do Espírito Santo


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua."

Meditação
Que imagem tão bonita a da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Todos se começaram a exprimir em diferentes línguas, em representação dos diferentes povos da Terra.
Significa com isto que Cristo veio para todos, independentemente da raça, da cor, da condição social, etc.
Jesus morreu na Cruz por todos nós porque nos amava de forma incondicional, entregou-se à morte para nos salvar… e ressuscitou para que acreditemos na vida eterna.
Oremos e demos graças por tudo o que Jesus fez por nós e por nos ter enviado o Espírito Santo para nos fortalecer e iluminar as nossas vidas.

Oração
Vem Jesus, através do Espírito Santo e infunde em nós a força e sabedoria para também nós nos exprimirmos na Tua linguagem universal, que é a linguagem do Amor.
Fortalece a nossa fé e faz-nos viver em verdadeira harmonia e espírito de solidariedade no seio das nossas paróquias.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso


Oração Final

Senhor Jesus, ressuscitaste e és o nosso único Deus, o nosso Salvador. Envia-nos o Teu Espírito Santo para que possamos anunciar a Tua Palavra sem medo e sem hesitações. Dá-nos a coragem e a força necessárias para enfrentar os momentos difíceis da nossa vida.
Obrigado Jesus por nos amares tanto e por protegeres as nossas paróquias.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.