quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 1ª estação - Jesus ressuscita


Oração Inicial
A Via Lucis é o Caminho da Luz, onde se revivem as estações mais significativas do caminho Pascal de Jesus Cristo, salientando os encontros, os testemunhos e os factos do acontecimento central da História da Salvação: a Ressurreição.
Rezemos em verdadeira união, para que o amor de Jesus nos fortaleça e nos ilumine o coração, para que sintamos renascer em nós a fé e a esperança do amor de Cristo por nós.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.
 

V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro. Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela.  O anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.»

Meditação
Houve com certeza quem pensasse que a morte de Jesus era o fim, que o morrer pregado na Cruz significava um triste final para aquele homem que se anunciava o Salvador. Mas afinal cumpriram-se as Escrituras e Cristo ressuscitou.
Ressuscitar é acordar de novo, é sinal que o sepulcro não é nem nunca será o nosso lugar definitivo. Há que ressuscitar, há que acordar para a vida, há que renascer na fé e na esperança que Jesus nos anuncia a cada dia.
Estamos verdadeiramente preparados para este renascimento?

Oração
Senhor Jesus, ajuda-nos a deixar o “sepulcro” em que muitas vezes nos fechamos ao longo das nossa vidas. Ensina-nos o caminho que nos guia aos Céus, onde Tu, ressuscitado, nos esperas de braços abertos, pronto a nos acolher.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso