domingo, 29 de abril de 2012

Jo 10, 11-18 - "O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas"

Jesus é o pastor e nós somos as ovelhas do Seu rebanho. O pastor conhece bem as suas ovelhas e conhecê-las não é apenas saber o seu nome, é conhecer as características de cada uma.
É conhecer os seus sonhos, os seus projectos de vida, o seu mundo...
Abençoados somos por ter um Bom Pastor que nos guia.

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.

Jesus apresenta-Se como Bom Pastor: pastor verdadeiro, que sabe fazer o seu trabalho, que protege, cuida, ampara e defende as suas ovelhas.

Meditação
Ao contrário dos falsos profetas Jesus apresenta-Se como o “bom Pastor” que trata, aconchega, ajuda e cuida das suas ovelhas. Jesus sacrifica a sua vida, tudo e somente por amor a cada um de nós. Procura-nos se nos perdemos e acolhe-nos no regresso.
 E nós seguimos o “bom pastor”? Conhecemos a Sua voz? Ou preferimos ser as ovelhas tresmalhadas?

Oração
Peçamos ao Senhor que abra cada vez mais os nossos corações e as nossas mentes para ouvir o seu chamamento.

Acção
Hoje, durante o dia, vou repetir estas palavras: «Deus ama-me imensamente e preocupa-se comigo»
 
Terça-feira

O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas.

O mercenário não se preocupa com as ovelhas quando o perigo se aproxima, porque não tem laços afetivos com elas, nem com ninguém, é insensível.

Meditação
O mercenário foge quando pressente o perigo porque trabalha unicamente pelo salário.
Jesus censura duramente estas atitudes que não servem os outros, mas somente o seu próprio interesse.
Estamos nós dispostos a mudar a nossa maneira de ser em favor dos mais frágeis ou, ao contrário, fugimos como o mercenário, deixando “as ovelhas” na “boca do lobo”, sem saída.

Oração
Deixa-nos deitar no Teu colo meu Senhor; Deixa-nos sentir Teu abraço de Amor; Dá-nos a Tua paz; Tua alegria; Teu perdão, para que iluminados com estas graças possamos ser bons pastores e nunca mercenários.

Acção
Como seguidores de Jesus Cristo, peçamos-Lhe que nos ajude a ser bons pastores e não mercenários exploradores, para que nos sintamos capazes de encontrar todas as “ovelhas” tresmalhadas e traze-las de volta ao seu redil.


Quarta-feira

Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas.

Qualquer pastor conhece as suas ovelhas e é capaz de as distinguir. Por seu lado, as ovelhas reconhecem a voz do seu dono e obedecem à sua chamada. Jesus, como Bom Pastor, chegou ao extremo de entregar a Sua vida por elas.

Meditação
Como Bom Pastor, Jesus conhece todas as suas ovelhas, chamando-as pelo nome e elas seguem-no porque O reconhecem e confiam n’Ele. Assim acontece porque Jesus nos ama. O conhecimento que Jesus tem de nós é comparado com a relação entre Ele e o Pai. Um amor generoso, mutuamente compreendido sem palavras, de comunhão intima, relação profunda e pessoal, de abandono total, com plena confiança. Jesus faz-nos ver o Pai através dos outros. Segundo Jesus cada homem e cada mulher revelam-nos Deus. E nós preocupamo-nos em conhecer mais e melhor Jesus? Seremos também nós capazes de respeitar e de reconhecer Deus em cada irmão?

Oração
Com confiança, peçamos ao Senhor que nos ajude a segui-Lo com alegria e que nos guie em todos os nossos caminhos.

Acção
Hoje, na oração, peçamos ao Senhor o dom da alegria.

Quinta-feira

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor.

Jesus quer que todas as “ovelhas” ouçam a Sua voz. Como Bom Pastor Ele nunca desistirá delas.

Meditação
Jesus mostra mais uma vez, o projecto que tem para cada um de nós. E como Bom e Único Pastor a Sua missão é reunir todas as “ovelhas” num só rebanho e num só redil onde há lugar para todos, sem excepções. É fundamental escutar a voz de Jesus, saber distinguir a Sua voz no meio de “tantas vozes”, tantas palavras ocas, tantos ruídos…
Precisamos de recuperar a capacidade de escutar? Escutamos a nossa voz interior? e escutamos os outros?

Oração
Senhor, Tu que és o modelo do Bom Pastor, ajuda-nos a ouvir a Tua voz quando andamos perdidos e “desgarrados” para chegarmos ao Teu redil sãos e salvos.

Acção
Vamos esforçar-nos por imitar o Bom Pastor e levar a todos a Sua Voz para lhes indicar o caminho de maior Paz e maior Esperança.


Sexta-feira

Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.

Jesus entrega a Sua vida voluntariamente por amor a Deus e retoma-a na sua Ressurreição.

Meditação
Jesus deu a Sua vida para nos salvar, tornando-Se pastor das nossas vidas. Assim se caminharmos atrás do Bom Pastor por mais difíceis, sinuosos e longos que possam ser os percursos da nossa vida, sob o guia do Bom Pastor, Cristo, temos a certeza de caminhar pelas estradas retas e que o Senhor nos orienta e está sempre próximo de nós, e nada nos faltará.

Oração
Senhor, Bom Pastor, concede a cada um de nós, através das estradas difíceis do nosso tempo, caminhar sempre pelas suas sendas como um rebanho dócil e obediente.

Acção
Guiados pelo Bom Pastor, sejamos mensageiros do amor de Deus e testemunhas corajosas da fé.
 

Sábado

Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Jesus dá a vida livremente por cada um de nós. Ele conhece-nos em pormenor. Ele sabe tudo a nosso respeito.

Meditação
Jesus é o nosso Bom Pastor. Ele concretizou e fez a vontade do Pai: ofereceu a própria vida para salvar toda a Humanidade, para que tenhamos a Sua vida agora e sempre.

Oração
Senhor nós queremos ser Teus seguidores, ajuda-nos para que a Tua bondade e graça nos acompanhe todos os momentos das nossas vidas e que possamos, também nós com as nossas atitudes e gestos dar a vida a quem, que por qualquer motivo, desiste de caminhar.

Acção
Procuremos ser colaboradores atentos de Cristo e, em tudo o que fizermos, dissermos ou pensarmos defendermos a vida contra tudo e todos.