quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 12ª estação - O regresso ao Pai


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»"

Meditação
A ascensão de Jesus ao céu é a Sua volta para junto do Pai, onde viverá em infinita glória, olhando a humanidade. Os discípulos ficaram de olhos fixos no céu, à espera nem se sabe bem do quê…
É dessa forma que vivemos muitas vezes grande parte da nossa vida: de olhos postos no céu. Porque olhamos para o céu? Para ver Jesus? Ainda não percebemos que Jesus está presente na terra, junto a nós, todos os dias, e que se manifesta das mais variadas formas?
Será que o facto de estarmos de olhos postos no céu, à espera de algo milagroso, não nos distrai do que é realmente essencial?
Em vez de olharmos para o céu olhemos em frente, olhemos à nossa volta, e tentemos assimilar todos os sinais em que Jesus manifesta a Sua presença.

Oração
Jesus, prometeste-nos a vinda do Espírito Santo e nós sabemos que nunca faltas com as Tuas promessas. Concede-nos a graça de sermos inundados com o Espírito Santo para que sejamos mais parecidos conTigo e um dia nos possamos juntar a Ti, junto de Deus Pai.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso