sexta-feira, 6 de abril de 2012

8ª Estação - Jesus consola as mulheres piedosas


V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.

Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes : « Filhas de Jerusalém , não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos; pois virão dias em que se dirá : « Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram» Porque, se tratam assim a árvore verde, o que não  acontecerá à seca? » (  Lucas 23,27-29.31 )


Meditação / Oração :
... As mulheres choram, lamentam, vendo Cristo. Não podem ajudar, limitam-se a chorar. Têm pena de Cristo.
... Cristo, embora cansado, percebeu-as, ouviu-as. É mais conveniente chorar os nossos pecados, porque a causa da via dolorosa de Cristo são nossos pecados. Dignos de lamentação somos nós, pecadores.
... Perceber os pecados dos outros é sempre mais fácil do que chorar os nossos.
... Cada um passa diante do meu tribunal; o mundo todo prefiro julgar os outros do que a mim e descubro facilmente culpados: alcoólicos, preguiçosos, fofoqueiros, falsos, mentirosos, injustos, egoístas … e eu ?  Sou  o perfeito?
... Cristo, ajudai-me a descobrir uma verdade muito velha e sempre nova: que sou pecador e isso preciso lamentar.
Amén