quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 7ª estação - O perdão


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.» "

Meditação
Só Jesus poderia ter uma capacidade infinita de perdoar, pois até perdoou todos aqueles que o tinham condenado, que o tinham injuriado, que o tinham infligido sofrimento.
Pudéssemos nós ter apenas metade da capacidade de perdão de Jesus e o mundo seria muito melhor. Todos nós já erramos e sabemos o quanto é reconfortante saber que somos perdoados pelos nossos erros. E todos nós também já perdoamos alguém por algum motivo, e sabemos que, o acto de perdoar o próximo nos alivia a alma e nos faz sentir mais próximo de Deus.
Que o Senhor nos ajude a perdoar sempre que necessário e a saber pedir perdão sempre que estamos em falta.

Oração
Senhor, ensinaste-nos na oração do Pai-Nosso que devemos perdoar a quem nos tem ofendido, mas nem sempre é isso que fazemos. Achamos sempre que merecemos ser perdoados pelas nossas faltas, sejam elas grandes ou pequenas, mas por vezes temos dificuldade em perdoar os outros.
Ajuda-nos a ter capacidade de perdoar quem precisa e a ter humildade para assumir as nossas falhas, pedindo perdão pelos nossos pecados.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso