domingo, 8 de abril de 2012

Jo 20, 1-9 - "O Senhor ressuscitou verdadeiramente"

Exultemos e alegremo-nos! Cristo ressuscitou! Venceu a morte, foi vitorioso e deu-nos a esperança da vida eterna.
A vitória de Jesus é também a nossa vitória, Ele venceu e nós, que acreditamos verdadeiramente n'Ele também somos vencedores!
Se a morte de Jesus trouxe tristeza aos seus discípulos, a Sua ressurreição trouxe-lhes uma alegria infinita, e a nós dá-nos a certeza que, só seguindo os ensinamentos de Jesus, poderemos caminhar rumo à santidade.


Segunda-feira
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro.

Meditação
Em Jerusalém o primeiro dia da semana é tempo de normalidade, no entanto aqui começa um novo ciclo, o da Pascoa do ressuscitado.
O amor corajoso de Maria Madalena leva-a sozinha ao sepulcro, apesar do escuro e de ter visto a pedra retirada, acredita que Jesus está vivo e que a morte não é a última realidade.

Oração
Que o senhor nesta Páscoa nos ajude a descobrir o mistério da ressurreição, que abra a porta do nosso coração vazio e nos encha com o Seu amor.

Acção
Hoje a nossa missão é dar testemunho da realidade da ressurreição, no entanto o nosso testemunho será oco e vazios se não for comprovado pelo nosso amor e doação.

Terça-feira
Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram».

Meditação
Maria Madalena supõe que alguém O retirou do seu lugar, ainda não chegou o momento de fé. Aflita corre e vai ter Simão Pedro
Jesus ausente é o maior motivo de alegria, pois a Sua ressurreição é a maior prova do Seu amor por nós.
Jesus já não está no “lugar dos mortos”, mas sim entre os que vivem para sempre, junto de Deus.

Oração
Senhor, precisamos de uma vida nova, ressuscitada, que este tempo Pascal nos traz, depois de tanta violência, morte, medo e discriminação que aflige os nossos dias.

Acção
Procuremos Jesus vivo em nós, nas nossas vidas, no mundo. Que cada Páscoa seja o inicio de uma vida nova marcada pela ressurreição.

Quarta-feira
Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro¬. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.

Nesta pequena passagem, destaca-se em primeiro lugar o partirem os dois, Pedro não manda ninguém à sua frente, nem vai sozinho. Depois correm, atitude de criança, pois um adulto mantem a postura. Chegados ao sepulcro mais dois pormenores, as ligaduras no chão, as amarras da morte caiem por terra e o discípulo mais novo espera por Pedro.

Meditação
Jesus morreu, perante a possibilidade dele não ter morrido, há que correr, há que procurar, é isso que Pedro e o outro discípulo fazem. Esta é uma atitude de quem ama. Nós corremos para ver Jesus?
A busca não se faz de forma isolada, nem sozinho, mas em comunhão e comunidades, são dois os que buscam. Vivemos a nossa fé de que forma? A minha fé ou a fé da Igreja?
Sepulcro sinal da morte, ligaduras referência à prisão que a morte nos 'destina'. Jesus vence e deita por terra tudo isso. Vivo para a morte ou acredito na vida eterna?
Num pequeno gesto se vê a autoridade de Pedro: 'mas não entrou'.

Oração
Jesus Ressuscitado, neste dia agradeço-te tudo o que tens feito por mim, todo o amor com que me tens amado.
Ajuda-me a ter a força para te procurar cada vez mais.
Sei que são mais as vezes em que duvido do que aquelas em que confio em ti, perdoa-me e motiva-me.

Acção
Hoje vou olhar pela janela da minha casa, que vejo eu? Pessoas? Praia? Campo? Enquanto olho agradeço por tudo o que Deus me concedeu.


Quinta-feira
Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte.

Meditação
Simão Pedro chega ao sepulcro e examina as ligaduras, as vendas e o seu sentimento é de medo, de negação à morte do seu Mestre. Só um corpo morto necessita de vendas e das ligaduras.
Surge um novo sentimento de esperança, de vida de ressurreição!
O discípulo que ama Jesus corre ao Seu encontro, compreende os Seus sinais e descobre que Jesus está vivo.
A ressurreição prova que a vida total e plena é vivida com amor até às últimas consequências.
E nós temos consciência disso?
É o amor que conduz a nossa vida?

Oração
Senhor, pelo vosso filho vencedor da morte, que nos abristes as portas da eternidade, concedei-nos a ressurreição para a luz da vida, tornando-nos novas criaturas.

Acção
Hoje vou tentar seguir Jesus, tentar viver de modo simples, sem pretensões, sem me preocupar com o triunfo ou glórias e viver com amor até às últimas consequências.

Sexta-feira
Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro:¬ viu e acreditou.

Meditação
João entrou no sepulcro e ao ver os sinais da ausência de Jesus, acreditou.
Compreendeu então o que lhe queria dizer o Senhor quando lhe falava da ressurreição, Jesus vence a morte, nasce a fé.
O discípulo que Jesus amava viu e acreditou!
Quem ama e se sente amado por Jesus, tem mais fé e acredita!
Quem é tocado pelo amor de Cristo não tem dúvidas, que Ele está vivo e que o seu amor é incondicional.
Compreendemos nós também o que o senhor nos quer dizer? Acreditamos?

Oração
Jesus, tu que ressuscitaste para nos dar a Vida, abençoa a nossa família, ensina-nos a viver como Tu, perdoar, acolher, servir e amar. Que a Pascoa seja sempre vivida com alegria em nossa casa.

Acção
Nesta Páscoa vou rezar para que todos nós sejamos tocados pelo amor de Cristo e que Ele esteja presente nas nossas acções.

Sábado
Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Estas palavras explicativas são importantes, pois os discípulos seguiam Jesus, mas não alcançavam verdadeiramente aquilo que viam e ouviam. A Escritura como chave de leitura dos acontecimentos.

Meditação
Entender a Escritura não somente ler, mas perceber o que se lê. Apesar de tantas vezes Jesus ter feito referência às Escrituras, eles preferiram viver agarrados ao sentimentalismo do momento e não conseguiram ir mais longe, só após a Ressurreição isso acontece. Também nós sabemos a teoria, mas a prática é muitas vezes distante da teoria.

Oração
Senhor da Palavra, ilumina a minha vida, faz luz nos acontecimentos que me rodeiam e dá-me a força para ler e compreender as Escrituras.

Acção
Hoje vou ler: Os 6