sexta-feira, 6 de abril de 2012

1ª Estação - Jesus é condenado à morte


ADMONIÇÃO INICIAL:  
Estamos reunidos em nome do Senhor. Ele está aqui connosco, como prometeu. Vamos percorrer na fé o trajecto que Jesus fez desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao cimo do Calvário, onde Ele deu a vida pela salvação do mundo. Connosco está também a Virgem Santa Maria. Mãe de misericórdia, Ela inclina-Se sobre os seus filhos, para ver os seus sofrimentos, para levar conforto e reavivar a esperança da paz. 

V. Nós Vos adoramos, Senhor Jesus e Vos bendizemos
R. Porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.
Pilatos disse-lhes : « Que hei-de fazer, então, de Jesus  Chamado Cristo?»  Todos responderam :« Seja crucificado!» Pilatos insistiu: « Que mal fez Ele? » Mas eles cada vez gritavam mais: « Seja Crucificado! »
Então soltou-lhes Barrabás. Quanto a Jesus, depois de o mandar flagelar, entregou-o para ser crucificado. ( Mt 27,22-23.26)   

Meditação/Oração:
... Senhor Jesus, por que Vos condenaram à morte? Que foi que fizestes que merecia a morte? Curaste doentes, alimentastes famintos, ressuscitastes os mortos, perdoastes aos pecadores, respeitastes as autoridades, trabalhastes para o bem da humanidade, fostes humilde, manso, bondoso, misericordioso.
Porquê esta sentença tão cruel e humilhante?
... O nosso orgulho, inveja, egoísmo, covardia, comodismo, calúnias, apego exagerado pelas coisas deste mundo Vos condenaram. Eis aqui o segredo da injusta sentença. Tenho que perguntar-me: o que eu fiz com Cristo? Não O condenei, por acaso, a morrer?
... Cristo, ajudai-me a viver o Vosso Evangelho até a morte.
Amén