quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 10ª estação - A Rocha


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova.

Palavra
"Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.» E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: „Tu és deveras meu amigo? Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas. "

Meditação
Três vezes Jesus perguntou a Pedro se este realmente o amava. Três vezes Pedro respondeu à pergunta de Jesus. O número três representa a totalidade podendo também ser chamado de número universal da felicidade. Três perguntas e três respostas de amor: a totalidade que conduz à felicidade.
Após as respostas de Pedro Jesus confiou-lhe a missão de ser o pastor do Seu rebanho, a tarefa de dar continuidade às suas obras.
Deveria ser esse um dos objectivos principais de todos os cristãos: dar continuidade à obra de Jesus.
É o que realmente fazemos? Conseguimos amar como Jesus amou? Perdoar como Jesus perdoou? Acolher como Jesus acolheu?
Peçamos ao Senhor que nos dê forças e sabedoria para dar na terra, e em particular nas nossas paróquias, continuidade à obra de Jesus.

Oração
Senhor, dá-nos coragem para continuar a Tua obra, mesmo que para isso tenhamos que atravessar momentos difíceis.
Obrigado por todos os pastores que colocaste ao Teu serviço, para apascentar o Teu rebanho.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso