quarta-feira, 18 de abril de 2012

Via Lucis - 5ª estação - A refeição de Emaús


V. Nós Vos adoramos, ó Jesus Ressuscitado.
R. Porque nos deste uma Vida nova

Palavra
“Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no.”

Meditação
Foi preciso um gesto da parte de Jesus para que os discípulos de Emaús O reconhecessem: o gesto da partilha do pão, que já tinha sido feito na Última Ceia. Ao verem este gesto típico de Jesus, os discípulos ficaram radiantes e reconheceram-no como o Salvador.
Era com simples gestos como este que Jesus se manifestava naquela altura… E ainda hoje é com simples gestos que Jesus se manifesta na nossa vida, muitas das vezes através dos nossos irmãos, através de um olhar, de um pedido, de um sorriso.
Saberemos nós reconhecer verdadeiramente os gestos em que Jesus se manifesta?

Oração
Senhor, graças Te damos pelos gestos que nos dás, pois é através deles que nos mostras o caminho para a felicidade, e o caminho és Tu. Desculpa se por vezes não conseguimos identificar os gestos e sinais que nos queres transmitir. Ajuda-nos a ter boa visão para ver as maravilhas que fazes nas nossas vidas e em toda a humanidade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.

V. Senhor, iniciaste um novo caminho com os homens.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Senhor, apesar da miséria, do ódio, do egoísmo.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
V. Não podemos mais enterrar os nossos talentos.
R. A Tua luz aponta um novo caminho.
 
Todos: Pai Nosso