quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vigília Mariana 2013






Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo.
Todos: Ámen.

Introdução
Nós, comunidade aqui reunida damos hoje início ao mês de Maria. Somos chamados a ser como ela, testemunhas e anunciadores de Jesus Cristo. Para isso, temos que conhecer bem o seu filho, experimentar a Sua salvação, responder ao Seu chamamento e anunciar o Seu Evangelho. Mas para essa missão ser bem-sucedida precisamos de oração: viver escutando a Palavra de Deus deixando-a penetrar nos nossos corações e modelar a nossa vida à de Cristo para O podermos oferecer aos outros.


Cântico – Maria (tantas coisas nesta vida)


A disponibilidade de Maria na obra da Redenção é absoluta. Ao chamamento de Deus responde com um «SIM» plenamente generoso. Está disposta a seguir sem reservas o Seu chamamento. Também nós somos chamados. Deus chama-nos e quer de nós uma resposta decisiva. Que resposta posso dar?Qual o caminho que devo seguir para me tornarmos disponível à sua vontade sobre mim, como Maria? Ao fim de cada intercesão respondemos: Ajuda-me Maria a dizer Sim.

M de Mãe, tu carregas-te no teu ventre Jesus, o embalas-te no teu colo e mais tarde o viste sofrer e morrer numa cruz. Porque tu és mãe de todos nós e todas as Mães são Marias pois todas elas carregaram nos seus ventres seus filhos, embalaram-nos e sofreram com o seu sofrer. Ajuda-as a Maria a olharem sempre para ti como um exemplo a seguir. Oremos a Maria
Resposta: Ajuda-me Maria a dizer Sim.

A de Amor,Desde o dia em que disses-te sim a Deus, já estavas a revelar a força do teu amor por Jesus e por nós. Mesmo sabendo que poderias sofrer represalias do povo,aceitas-te de olhos fechados este plano que Deus tinha para ti. O teu amor pelo teu filho Jesus é dos mais belos que a historia nos mostra, mas tu tinhas tanto amor para dar, que o difundis-te sobre todos nós, amando-nos como teus filhos também. Oremos a Maria
Ajuda-me Maria a dizer Sim.

R de Rainha, por teres tido uma devoção extraordinariamente irrepreensível, ascendeste ao Reino de Deus de corpo e alma, e tornaste-te Rainha dos Céus. És assim exemplo de fé a seguir por todos os homens. Oremos a Maria
Ajuda-me Maria a dizer Sim.

I de Imaculada, pois foste trazida ao mundo sem pecado algum. Assim, por nunca teres caído na tentação e por teres sempre aberto o teu coração ao Espírito Santo, foste “a escolhida” por Deus para conceber e carregar ao colo o seu filho. Oremos a Maria
Ajuda-me Maria a dizer Sim.

A de Admiração, pois face ao desafio inesperado que Deus te propôs, em condições que poucos de nós conseguiríamos aceitar de livre vontade, tu não vacilaste e aceitaste a semente de Deus no teu ventre, dizendo com fervor: “Faça-se em mim segundo a tua vontade”.
Oremos a Maria
Ajuda-me Maria a dizer Sim.


Música: Esta Luz Pequenina;… Esta Luz de Cristo; …Onde quer que é vá


Acolhamos agora o Evangelho, Palavra de Vida que nos iluminará nesta vigília de oração. Peçamos à Imaculada Conceição, Mãe de Deus e nossa Mãe, que abra o nosso coração à Palavra de Seu Filho para que possamos dar testemunho do Seu amor salvador.


EVANGELHO de São Lucas (Lc 1, 26-38)
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria.
Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela.
Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».
Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?».
O Anjo respondeu-lhe:
«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor;


Meditação

Maria, depois de ouvirmos o evangelho onde nos mostras o teu sim imediato, a tua disponibilidade o teu sim seguro. Ficamos com o coração mais cheio de ti, mais cheio de Deus.
Tu que és Tesouro de calma e serenidade, Amamos-Te pelo Teu rosto cheio de luz, Pelo Teu Olhar cheio de ternura, Pela profundidade das Tuas palavras silenciosas, Pela tua transparente disponibilidade.
Que nas nossas tarefas do quotidiano Nos abras ao profundo das coisas que não se vêm, Nos ilumines com a tua luz transparente. Que enchas o nosso coração com amor E verdade do que é importante Nos contagies com a tua disponibilidade.
Queremos ser como tu nessa tua entrega genuína, querermos ser barro nas mãos do oleiro. Senhor a ti me entrego como Maria se entregou e mais tarde entregou o seu filho também.


Música: Senhor a ti me entrego.


Neste momento somos convidados a rezar uma Avé-Maria por cada intenção que irá ser rezada durante todo o mês de maio, começando hoje através da nossa oração Mariana. (Seguir a Folha do Mês de Maio)

Avé Maria cheia de graça,
O senhor é convosco
Bendita sois vós entra as mulheres
E bem dito é o fruto do vosso ventre jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus
Rogai por nós pecadores
Agora e na hora da nossa morte
Ámen.


Música – Amanhã


A flor da Alegria,
Maria proclamou e cantou com Alegria a visita do Senhor. E nós? Somos cristãos Alegres? Levamos com Alegria a nossa Fé?
Alguém disse e com razão, que o sorriso, a alegria e o canto devem ser pilares importantes na vida de um cristão como forma de evangelização

A flor da Fraternidade
Maria cheia de Deus, pôs-se a caminho para visitar e ajudar a sua prima Isabel. Maria não ficou fechada em si mesmo e nos seus problemas, pôs-se a caminho.
E nós? Olhamos a nossa volta para descobrir as carências dos que nos rodeiam? Empenhamo-nos a fundo para dar a nossa mão a quem precisa?

A Flor da Oração
Maria disse sim ao evangelho todos os dias, meditando tudo o que escutava no seu coração, pois um cristão sem oração é alguém que perdeu a sua relação com o Pai.
E nós? Rezamos todos os dias? Buscamos espaços de silêncio para criar uma relação de intimidade com o nosso pai? Ou Apenas procuramos na Missa Dominical o nosso vínculo com o senhor?

A flor da Confiança
Há que deixar que o senhor frutifique os nossos esforços sabendo esperar e confiando no plano de Deus. Maria, confiou, mesmo não entendo no início confiou e logo deixou que Deus levasse até ao final a sua obra.
E nós? Confiamos em Deus? Podem as dúvidas ser maiores que a claridade que nos infunde a Palavra do Senhor?

A Flor da Sensatez
Não é por ter demasiadas coisas, que somos mais ou menos felizes. Maria, sem ter nada era imensamente feliz, pois a verdadeira felicidade está nosso coração.
Como Vives os teus dias? Dependes de tudo aquilo que é material, dependes das aparências? Ou dependes daquilo que Deus quer que tu dejas?

A Flor da Pobreza
Nunca como hoje o mundo teve tanto, mas hoje, encontramos amigos, familiares, irmãos e vizinhos insatisfeitos consigo mesmo e com as suas vidas.
Maria sempre deus graças a deus pelo dom da vida, e por tudo aquilo que deus lhe concedia não se tornando pobre de espirito.
E nós? Somos conscientes de que as verdadeiras riquezas tão muitas vezes ao alcance de um passo? Através do serviço, através da doação? Mais do que no ter, a verdadeira riqueza esta no ser?

A flor da disponibilidade
Nem sempre conseguimos compreender nem entender tudo aquilo que se apresenta na nossa vida. Pois também Maria, não entendeu de imediato a mensagem que o anjo lhe trazia. Perguntando-se, que teria ela de especial para receber semelhante notícia que o anjo lhe trouxe? Contudo, maria mostrou-se disponível para aceitar o plano que Deus tinha para si.

Que todas estas flores, floresçam no nosso quotidiano através dos nosso atos e das nossas palavras mostrando como Maria a essência de um verdadeiro cristão.


Musica: Maria és a única flor


Oração Final
Doce Mãe, não nos deixes, tua vista de mim não apartes, vem comigo a todas as partes e nunca me deixes só:Já que nos queres queres tanto como verdadeira mãe, fazei que nos abençoe o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Gloria ao pai, ao filho e ao espirito santo. Como era no principio, agora e sempre, ámen.