terça-feira, 21 de maio de 2013

Terço: Intenção: pelas famílias monoparentais

1º  Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
A agonia que Jesus sente no Horto das Oliveira é a preparação física e espiritual para a provação por que irá passar. Jesus é um exemplo de coragem e de amor para os seus discípulos e para toda a Humanidade.


Oração:
Jesus, hoje queremos pedir-te por todas as famílias monoparentais, para que encontrem sempre na Tua luz a coragem para ultrapassar os momentos de provação da vida.


2º Mistério
Flagelação de Jesus

Meditação:
Cada chicotada que Jesus recebeu ao ser flagelado é uma prova de amor e perdão para todos, mesmo até para aqueles que não gostavam dele e não acreditavam nos Seus ensinamentos.
Quantos de nós estaríamos dispostos a ser agredidos fisicamente, apenas em nome do amor?

Oração:
Jesus, ensina-nos a suportar as pancadas da vida com a mesma coragem e determinação com que aceitaste o que Te esperava.
Dá força e sabedoria às famílias em que, apenas um membro, tem que fazer o papel de pai e mãe.


3º  Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Nunca na história da humanidade existiu uma coroa tão ridícula e insignificante como a que cobriu a cabeça do Nosso Salvador.
A coroa foi motivo de escárnio e dor para Jesus, mas Ele aceitou-a sem protestar, em nome do amor que tinha aos homens e como prova do amor que tinha pelo Pai.

Oração:
Jesus, perdoa-nos pelas vezes em que reclamamos por um simples dor de dentes ou dor de cabeça, pois sempre que refilamos esquecemo-nos das dores imensas que sofreste por todos nós.


4º  Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Meditação:
Que caminho tão penoso teve Jesus que percorrer!!! Para além de toda a humilhação que teve que suportar, para além das chicotadas, para além do sangue que lhe escorria do corpo, ainda teve que carregar um pesado madeiro até ao local da sua morte.
Nos dias de hoje, em que já nem sequer nos dignamos a dar meia dúzia de passos a pé, em que somos escravos do automóvel, já pensamos na dimensão da distância que Jesus teve que percorrer?
E hoje em dia, em que já temos comprimidos e outro tipo de medicamentos para curar toda e qualquer dor, já meditamos nas dores e sofrimento que Jesus passou naquela hora?

Oração:
Senhor, obrigado por todas as coisas boas que me proporcionas. O nosso mundo hoje em dia está cheio de facilidades e Tu todos os dias me presenteias com muitas delas, e eu esqueço-me constantemente de agradecer.
Obrigado Senhor por gostares tanto de mim.



5º  Mistério
Crucifixão e morte de Jesus

Meditação:
Cumpriu-se o que estava escrito: O Filho do Homem morreu na cruz para salvação de todos. Só após a morte de Jesus é que a maior parte das pessoas presentes acreditaram que aquele era verdadeiramente o Messias.
Muitas das vezes é o que se passa connosco: Deus dá-nos tantos sinais e avisos ao longo da vida, mas só conseguimos realmente “ver” o que Deus nos quis dizer quando as coisas acontecem.

Oração:
Meu Deus, ajuda-nos a ter os olhos mais abertos, para que possamos ver os sinais que diariamente nos envias.
Ajuda-nos a ter o cérebro mais desperto para entendermos o que nos queres dizer.


Oração final
Nossa Senhora de Fátima, após estes breves momentos de oração, pedimos-que olhes pelas famílias monoparentais de todo o mundo, em particular pelas das nossas paróquias.
Construir e manter um ambiente familiar saudável sozinho não é fácil, mas com a Tua ajuda, será com certeza uma tarefa muito mais fácil de suportar.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, olha por todos nós.
Amén.