sexta-feira, 10 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos doentes



1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação
Jesus está sozinho, mesmo que pareça estar rodeado pelos Seus discípulos. Não havia conforto algum para Jesus, que estava abatido pela dor e pela solidão. Através da oração, Ele submete-se à Vontade do Pai: “Pai, faça-se como Tu queres”. Senhor, Tu que a tantos sofredores consolaste e deste ânimo, estavas sozinho. Ninguém para Te ajudar.
Maria, Tu não estavas no Jardim do Getsémani, mas, naquela hora, também não dormias. Estavas presente com o teu amor maternal. Ajuda-nos a caminhar com fé contigo e com teu Filho para dizermos o nosso sim à vontade do Senhor.

Oração
Peço, ó Maria, por aqueles que se preocupam pelos que estão gravemente doentes e que têm de assistir impotentes, tal como tu neste momento, à dor e à angústia dos seus entes queridos.


2º Mistério
Flagelação de Jesus


Meditação
Jesus, foste flagelado, o Teu corpo foi retalhado por duros golpes. Obrigado por cada chaga aberta dos chicotes, pelos golpes duros e violentos dos soldados romanos. Senhor, faz-me pensar nos cristos vivos flagelados, nos homens e mulheres que hoje sofrem nos seus corpos o flagelo das doenças incuráveis. Faz-me, Senhor, amar esses irmãos que estão flagelados e pensar no que posso e devo fazer por eles.

Oração
Ó Maria, que as nossas provações não nos façam desesperar, mas nos mantenham sempre fiéis, e que nunca nos afastem de Jesus.


3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação
Após a flagelação, Jesus foi coroado com uma coroa tecida de espinhos. Por ter dito a verdade, Jesus foi ridicularizado, troçado e humilhado. Ó Jesus, coroado de espinhos, obrigado pelo teu amor, por não teres recuado perante tanta humilhação, tanto sofrimento e tanta dor. Ó Jesus, coroado de espinhos, lança o Teu olhar sobre os humilhados, escarnecidos e abandonados

Oração
Maria, ajuda-me a permanecer junto de ti. Quero aprender contigo a sofrer com os outros, mesmo quando não os posso ajudar.


4º Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Meditação
Jesus caminha com a cruz às costas imerso num mar de dor e sofrimento. Simão de Cirene foi posto no caminho de Jesus para O ajudar a carregar a cruz. A sua ajuda é importante para o caminho de obediência ao Pai. Senhor, faz-me cireneu para todos, sobretudo para aqueles que estão mais perto de mim, aqueles que mais sofrem, e que nunca me seja pesado carregar a sua cruz. Senhor, dá-nos também arrependimento e lágrimas de dor pelos nossos pecados.

Oração
Ó Maria, ajuda-nos a aumentar a firmeza da nossa fé, a auxiliar os que passam por provações, pois é vontade do Pai que permaneçamos na alegria e no amor, ainda que passemos por momentos difíceis.


5º Mistério
Crucificação e morte de Jesus

Meditação
Quanto sofreste, bom Jesus, pelos cravos a espetarem-se nas mãos e nos pés, pelas horas que ficaste suspenso, no alto da Cruz. Como é possível que a maldade humana chegue a tanto? Como é possível que Deus tenha por nós um amor tão grande, a ponto de não poupar o próprio Filho? Obrigado, Senhor, por tanto amor, obrigado porque foste até ao fim no sacrifício, obrigado porque não recuaste perante a crucificação e a morte.

Oração
Ó Maria, ajuda-nos a viver o Evangelho no meio daqueles que zombam da nossa fé.


Oração final
Ó Virgem Santa Maria, Mãe das Dores, que acompanhaste Jesus ao longo da vida, desde o nascimento em Belém até ao momento do grande sacrifício, no Calvário, peço-te por aqueles que tiveram de deixar as suas casas devido à doença, e todos aqueles que possam ser abandonados nos hospitais e por aqueles que são chamados a cuidar dos seus entes queridos que sofrem de doenças prolongadas ou que são doentes a vida inteira.
Ó Virgem Santa Maria, Mãe de Jesus e mãe de todos os homens e mulheres acolhe os nossos sofrimentos e une-os ao de Jesus para que as sementes da esperança espalhada no mundo pela FÉ e pelo AMOR continuem a produzir frutos abundantes na vida de todos os doentes.