quinta-feira, 23 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos orfãos


  Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Jesus Cristo desceu à água do Jordão e fez do rio uma fonte luminosa. O  cordeiro inocente que se fez pecado por nós, abriu o Céu e ouviu-se a voz do Pai a chamar-lhe Filho dileto, enquanto o Espírito o investia na missão que o esperava.
O batismo dá-nos a graça de renascermos, no Pai, no Filho e no Espírito Santo, como novas criaturas. É a confirmação da nossa identidade cristã. Queremos vivê-la com dignidade e honra, a caminho da santidade.

Oração:
Senhor, neste Ano da Fé, confiamos à tua Mãe, as crianças a quem se negou o nascimento e o renascimento batismal; as que nasceram e aguardam a fonte regeneradora e a força revitalizadora do Espírito; os catecúmenos que se candidatam ao batismo; e outros mais que, por tua graça, vão despertando para crescer na fé.



2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
A transformação da água em vinho fez das bodas de Caná um sinal luminoso da alegria do Reino de Deus. Jesus dar-lhe-ia plenitude na Sua morte e na Sua ressurreição.
Foi Maria, Mãe e Discípula de Jesus, quem deu conta que, sem vinho, não havia alegria, recomendando que fizessem o que Ele mandasse.
Na Igreja de Cristo, o matrimónio é caminho de felicidade e de santidade, sempre que os casais vivem a verdade amorosa e o amor verdadeiro da sua aliança, convertendo as suas famílias em igrejas domésticas.

Oração:
Não têm vinho os noivos que não chegam a despertar para a vocação do seu matrimónio; as mães solteiras carregando sozinhas os filhos ao colo; as famílias desestruturadas ou desavindas; e tantos filhos órfãos de pais vivos. 
Dá-lhes do teu vinho, Senhor, a pedido e com a bênção da tua Mãe!


  Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
A Palavra de Jesus Cristo é um cântico matinal de luz que nos desperta para o Reino de Deus. Ninguém o acolhe bem sem se converter. A misericórdia de Deus, revelada em Jesus Cristo, purifica-nos os pecados, regenerando-nos na reconciliação, confiada à Sua Igreja  como segunda fonte batismal.

Oração:
Porque temos Fé, Senhor, livra-nos das obsessões do pecado que nos roubam a esperança de viver à tua luz. Faz-nos acreditar que, em Ti, tudo é graça.
Gostaríamos de reaprender a força do perdão, reconciliando-nos connosco próprios, uns com os outros e todos com Deus.
Ajuda, Senhor, os que perderam o sentido do pecado a regressar a casa para encontrar os braços sempre abertos de Deus Pai e a mesa posta para a festa do reencontro, sem o rancor dos irmãos mais velhos.



  Mistério
Transfiguração de Jesus

Meditação:
Três dos apóstolos contemplavam, extasiados, o rosto iluminado de Jesus, enquanto ouviam, no alto do monte, a voz do Pai que os convidava a que O escutassem e tivessem coragem para viver com Ele a dor da Paixão, a fim de chegarem,  transfigurados pelo Espírito Santo, à glória da Ressurreição.
Completar em nós o que falta à Paixão de Cristo é aprender na escola da Cruz o amor dorido e a dor amorosa. A glória dos ressuscitados ensaia-se, como a de Cristo, nas profundidades do amor.

Oração:
Senhor, confiamos-te a integridade da Criação. Também o desejável e sustentável desenvolvimento integral do homem todo e solidário de todos os homens.  E, ainda, a justiça e a paz que experimentamos no tempo como antecipação da bem-aventurança eterna. Que a tua Mãe seja para nós a estrela luminosa da paz.


5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Cristo amou até ao extremo a humanidade, oferecendo a sua vida em sacrfício redentor. Continua a atualizar a salvação com aqueles que se alimentam do pão da sua palavra e do seu corpo.
Só esse pão dos céus, Senhor, nos mata a fome de infinito, para nos transcendermos e entrarmos na órbita de Deus. É a tua Mãe quem nos ensina a dizermos sim ao convite que nos fazes para sermos teus discipulos.

Oração:
Lembramos-te, Senhor, das crianças que se preparam para receber pela primeira vez o pão eucarístico; dos pais que as iniciaram e as acompanham na fé; dos catequistas que as ajudam na vida cristã; e das comunidades onde aprendem o gosto de celebrar a Eucaristia.
Pedimos-te perdão por todos quantos, na sua anemia espiritual, têm fastio do pão da tua palavra e do teu corpo, e não o partilham em fraternidade com as suas irmãs e os seus irmãos.


Oração final
Senhor, porque vivemos o Ano da Fé, ajuda-nos a acreditar em Ti, a reaprender a força do perdão e a aprendermos a viver em Paz uns com os outros.
Ajuda-nos a acreditar que somos capazes de ultrapassar e transformar as experiências da nossa vida, refletindo os momentos de felicidade, amor e compreensão com o próximo.
Peço-Te também por todas as crianças que sofrem pela maldade dos outros, que não têm um lar, amor ou carinho. Peço-Te principalmente que olhes pelos orfãos de todo o mundo, suavisando o seu sofrimento e ajuda-os a seguir-Te aTi e ao Teu caminho, pois em Ti e Contigo encontrarão um lar cheio de amor e carinho.
Obrigado Senhor por nos iluminares.
Amén!