domingo, 19 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelo Bispo D. Manuel Quintas


- Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
A quem foi que os anjos comunicaram a gloriosa mensagem? A base de toda a nossa fé.
Acreditamos que Jesus está vivo? Se acreditamos como podemos continuar a faze-lo sofrer dentro de nós e não o anunciamos como ele gosta? Os verdadeiros valores, como a verdade, caridade, humildade!
Por vezes é difícil mas não é impossível, servir, servir o bem está ao alcance de todos, contudo só alguns parecem estar disponíveis para o fazer, pois são esses os verdadeiros representantes de Jesus junto de nós.


Oração:
Peçamos a intercessão da mãe de todos nós junto do pai e com o filho, para que toque o coração de todos, principalmente os que têm o poder de decisão, para que o façam de acordo com os ensinamentos de Jesus.



2º- Misterio
A ascensão de Jesus ao céu

Meditação:
Na sua ascensão para o céu, Jesus revela-nos a sua humanidade e divindade, em corpo e espírito volta para junto do pai. É nele que reside a nossa esperança de vida eterna, e todos nós um dia iremos morrer para o pecado e viver totalmente para Deus.


Oração:
Peçamos a nossa senhora que proteja todos os que se dedicam com verdadeira vocação à mensagem e obra do seu filho. Que junto dele a nossa senhora interceda por todos, principalmente por aqueles que saem de junto das suas comunidades por os mais variados motivos, em busca de algo melhor.



3º Misterio
A vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos

Meditação:
A vinda do espírito santo sobre nós, deve ser encarado como uma partilha de Deus connosco. A partilha dum filho é o maior ato de amor, contudo Nossa Senhora mais que isso, ela não partilhou mas sim, doou o seu filho!
E nós? Como reagiríamos se um dos nossos filhos ou filhas resolvessem dedicar-se inteiramente a Deus, Encararíamos essa escolha como a vinda do espirito santo?

Oração:
Maria, senhora do sim, exemplo de fé e modelo de amor. Abraça todos os que recebem a força do espírito santo e aquece o coração frio de quem ainda não o recebeu, conforta-o como só uma mãe o sabe fazer. Obrigada por todas as vocações que em ti se inspiraram e continua a tua tarefa de mãe do mundo.      


4º Mistério
A assunção de Maria

Meditação:
Nossa Senhora foi a primeira presença de Jesus e foi a figura permanente de contacto entre nós e Jesus, desde o primeiro momento da Sua vinda para junto de nós. Foi através dela que Deus revelou os seus importantes ensinamentos. Maria é uma mulher, e mostrou ser alguém muito importante na vida de Jesus e na vida da igreja, maria foi essencial e insubstituível. Como podemos, nos tempos de hoje em pleno sec. XXI desvalorizar o papel da mulher na igreja?
Tendo o exemplo de Maria como alguém que mostra como as mulheres representam um papel importante dentro da igreja.Meditemos alguns segundos sobre isto.


Oração:
Mãe de Jesus e nossa mãe a ti rezamos e te pedimos proteção. Para todas as famílias da nossa diocese e todos os padres, com uma atenção especial para o padre das RVBS, o nosso Bispo Manuel e leigos com os mais variados cargos, para que saibam sempre decidir e amar como tu, que és exemplo de dignidade bondade e verdade. Pedimos-te também que a defesa dos que menos têm, esteja sempre presente na hora em que precisam. Oremos também por aqueles que tudo pensão ter e de Deus nada têm nem sequer conseguem escutar a sua palavra. «O QUE FIZESTE AOS PEQUENINOS NÃO FOI A ELES QUE FIZESTE.MAS A MIM.»


5º Mistério
Coroação de Nossa Senhora no céu

Meditação:
Somos chamados a contemplar Maria rainha do céu e cabe a todos e cada um de nós faze-la rainha da terra, honra-la com o respeito que merece, imitando a sua clareza de amor. Maria foi  a verdade e a realeza de sentimentos, ao mesmo tempo também mostrou a sua dor com o mais forte dos sentimentos o amor pelo seu filho e pela humanidade a quem se dá como mãe.

Oração:
Mãe da igreja e do mundo intercedei junto do teu filho a nosso favor sempre que a dor dos pecados, dos que o representam, seja para ele difícil de suportar. Toca o seu olhar com o teu e transmite a mesma força que lhe transmitiste quando estava a sofrer por nós e glorifica e santifica os corações gelados com a glória da tua coroa de rainha do amor de Cristo que vive em nós através do espírito santo.