sábado, 18 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos estudantes



Oração inicial:
Hoje, dia 18 de Maio de 2013, rezamos o terço pelos estudantes, que todos os dias se deparam com enormes desafios, tarefas difíceis e exames decisivos.
Vamos pedir a Deus que interceda junto de todos e que dê sempre força e apoio aos nossos estudantes.

1º  Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
Maria sente-se perturbada, confusa e intimidada, pois um Anjo de Deus anuncia-lhe que iria ser mãe, não de uma criança qualquer, mas do Filho de Deus. Maria aceitou este enorme desafio, pois acredita e confia em Deus.
Muitas vezes os estudantes encontram-se também perturbados e temerosos por terem exames ou testes importantes. Mas, tal como fez Maria, se acreditarem neles mesmos e tiverem fé em Deus, poderão mais facilmente ultrapassar o desafio e a dificuldade que os atormenta.

Oração:
Senhor Deus, este é o Ano da Fé, e como tal, ajuda toda a comunidade, em especial os estudantes, dando-lhes fé e esperança, para que possam crer em Ti e amar-Te.



2º Mistério
 
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Para Isabel, a visita da sua prima Maria trouxe-lhe tanta alegria que até o seu filho exultou no seu ventre. E Maria também a saudou com alegria, pois Isabel, para além de ser sua familiar, também era uma grande amiga.
É este tipo de alegria que sentem os familiares e os amigos dos estudantes quando estes voltam para casa, depois de uma temporada longa de exames e trabalhos variados. E os estudantes também ficam felizes, pois as saudades apertam quando estamos longe daqueles que amamos.

Oração:
Santa Maria, dá-nos um pouco da tua alegria nos momentos mais difíceis de passar, pois às vezes são necessárias palavras e gestos de conforto, alegria e esperança da parte de quem nos rodeia.


3º  Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Jesus, o Salvador do mundo, nasceu! Não existe maior alegria para José e Maria do que esta. Os pastores, avisados por um anjo, foram ver o menino e alegraram-se e glorificaram a Deus.
Também os estudantes sentem esta alegria quando passam num exame, conseguem o curso desejado ou simplesmente conseguem obter boas notas. Assim, os estudantes também devem glorificar a Deus, agradecendo-Lhe a ajuda e o amor que Ele lhes dá.

Oração:
Deus Todo-Poderoso, juntamente com o Teu Filho muito amado, dá-nos sinais nos momentos de alegria, especialmente aos nossos estudantes, para que possamos agradecer-Te e glorificar-Te por tudo o que de bom fazes por nós e pela vida que nos dás.



4º  Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo para ser purificado, como era tradição. Aí, Simeão, um homem justo, glorificou o Menino e deu graças aos seus pais.
Muitas vezes os pais levam os seus filhos para eventos ou locais especiais, onde outras pessoas os vêem e dão graças por isso. Também os pais dos estudantes se sentem orgulhosos quando “apresentam os seus filhos” aos outros, pelo seu desempenho nos estudos. Mas não é só os pais que ficam contentes, mas sim as outras pessoas a quem os estudantes foram apresentados, orgulhando-se do seu mérito e empenho.

Oração:
Santíssima Trindade, acolhe as súplicas dos estudantes e de toda a comunidade, dando-lhes alento e esperança para o seu trabalho, de modo a que possam transmitir a sua alegria e orgulho aos outros.


5º  Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo


Meditação:
Todos os anos Maria, José e Jesus iam a Jerusalém celebrar a Páscoa. Entretanto, Jesus aí ficou sem que os seus pais soubessem, mas passados três dias encontraram-n’O no Templo a conversar com os doutores.
O desespero e a preocupação dos pais de Jesus são incalculáveis. Muitas vezes, também os estudantes se “perdem” ao se depararem com situações perturbantes, como notas baixas ou negativas, testes que correram mal ou exames falhados. Mas, tal como Maria e José, têm que ter fé e esperança em Deus, pois Ele a todos irá ajudar nos momentos difíceis.

Oração:
Santa Maria e São José, que sofreram com a perda do vosso Filho, dai-nos forças nos momentos mais difíceis, para que possamos sempre ter fé em Deus e agradecer-Lhe pela sua bondosa ajuda.


Oração final:
Santa Catarina de Alexandria, padroeira dos estudantes, olha pelos estudantes de todo o mundo, em particular os das nossas paróquias.
Fortalece os seus estudos, livra-os da ignorância e da desmotivação e dá-lhes sinais de fé, para que descubram em Deus a sabedoria necessária para os seus estudos, de modo a obterem o sucesso esperado. Amén.