segunda-feira, 6 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelas famílias sem filhos



Oração inicial:
Na nossa sociedade existem algumas famílias sem filhos, os motivos podem ser opçionais ou não.
Especialistas nomeam nove razões que levam homens e mulheres a optarem por uma vida sem filhos:
    ·    preocupações económicas com a educação, vestuário e alimentação de uma criança;
    ·    sofrimento no parto associado à dor, aumento de peso, deformação do corpo, são alguns dos motivos para uma mulher não pensar em gravidez;
    ·    medo de não ser um bom pai ou mãe, medo de errar no futuro faz com que não inicie a aventura da paternidade;
    ·    preocupação com a carreira profissional, ser bem sucedida na profissão, não envolve a maternidade pois os filhos irão atrapalhar a ascensão profissional;
    ·    evitar erros do passado, pessoas traumatizadas pela separação conjugal dos pais querem que os possíveis filhos não venham a sofrer desilusões como as que passaram;
    ·    fim da vida social, por alguns anos, criar filhos significa abrir mão de festas, passeios, viagens com os amigos;
    ·    pressão da família e dos amigos, ter filhos é uma decisão que depende de possibilidades internas de cada um e não pode ser para atender a expectativa de outros;
    ·    ter atenção exclusiva do companheiro, há casais que sentem dificuldade em dividir o amor com o outro, mesmo que seja um filho;
    ·    simplesmente não quer, é uma opção e não uma obrigação imposta pela sociedade.
As razões não opçionais para algumas famílias não terem filhos biológicos, são possíveis problemas de infertilidade.
Hoje vamos rezar por todas as famílias sem filhos, independentemente das razões.


1º Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
O Anjo Gabriel diz a Maria que ela é a escolhida por Deus, para ser a mãe de Jesus. Maria, rapariga humilde, confia no Senhor e assim aceita a Sua escolha com toda a entrega e disponibilidade.

Oração:
Senhor, que o Espírito Santo desça sobre as famílias sem filhos mas que desejam ter, e lhes traga a alegria, como trouxe a Maria. Senhor, as famílias sem filhos e que não os desejam ter, fazei com que vivam uma vida conjugal cheia de alegria.

2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Maria visita a sua prima Isabel, esta fica muito grata por receber a visita da futura mãe de Jesus e diz-lhe: “Feliz de ti que acreditaste no Senhor”. Maria demonstra ser uma mulher de fé por ter confiado no Senhor.

Oração:
Meu Deus, que todas estas famílias, sem filhos, acreditem no Senhor, tenham muita Fé e esperança confiando que algum dia conseguirão conceber um bebé. Para todas as famílias que não desejam seguir a paternidade que acreditem no Senhor para o sucesso profissional e/ou pessoal que desejam.

3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Jesus nasceu, foi envolvido em panos e deitado numa majedoura, é um nascimento humilde para o Filho da Altíssimo. Este acontecimento inunda de alegria todo o povo.

Oração:
Senhor, como destes alegria a Maria e a José pelo nascimento do seu filho Jesus, possibilita a todos os casais que anseiam ter um filho, viverem esta alegria. Para as famílias sem filhos, que o Senhor lhes dê enormes alegrias ao longo de suas vidas.


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
A presença de Jesus no templo é atitude de fé. A consagração ao Senhor é o cumprimento da vontade divina. As palavras de Simeão anunciam que Jesus é o Salvador e a luz para iluminar todos os povos.

Oração:
Senhor, que todas as famílias sem filhos mas que os desejam ter, quando chegar o momento de os envolverem nos braços, saibam agradecer ao Senhor e educá-los na vida cristã. Senhor, mostrai às famílias sem filhos como Tu és o Salvador e a Luz no mundo.


5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Jesus ficou no Templo, na casa do Pai. Jesus perdido de José e Maria, Jesus reencontrado por José e Maria demonstrando os seus conhecimentos. A inteligência de Jesus deixava todos quanto o ouviam pasmados.

Oração:
Jesus ajuda a todas as famílias a crescerem em sabedoria, em estatura e em graça.


Oração final:
Meu Deus, ajuda as famílias sem filhos a viverem no amor e comunhão com Deus.