terça-feira, 7 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos avós

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação
Num momento tão crucial como aquele que Jesus estava a passar, sentindo-Se tão angustiado e numa tristeza de morte, os discípulos indiferentes, dormiam, não estavam a apoiá-Lo neste grande sofrimento. Grande mistério de fraqueza humana, de fragilidade, de ingratidão…Senhor, perdoa as nossas ingratidões, a sonolência, as faltas de vigilância e dá-nos mais fé para ultrapassar todas as nossas fraquezas.

Oração
Jesus, reconhecemos que bebeste o cálice de amargura para salvar toda a humanidade. Pedimos à Tua Mãe, fonte de sabedoria que inspire a todos os Avós a fé necessária para abraçarem corajosamente o sofrimento sempre que ele vier ao seu encontro.


2º Mistério
Flagelação de Jesus

Meditação
Jesus, é injustamente acusado de ser falso rei. No entanto, a sua “realeza” não era deste mundo, mas ”aquelas pessoas tão importantes como invejosas” nada perceberam e quiseram livrar-se d’Ele, crucificando-O. Flagelaram-Lhe de tal maneira que o Seu corpo tornou-Se uma chaga viva. Obrigado, Senhor, pelo amor com que suportaste cada chicotada e por nos curares pelas tuas chagas. Aumenta a nossa fé para suportarmos os sofrimentos em silêncio mas com amor.

Oração
Jesus permite que nunca condenemos nem acusemos quem quer que seja. Permite que cada um de nós aprenda a força do Teu silêncio. Ensina a todos os Avós a apoiarem-se totalmente no Pai e a confiarem n’Ele.


3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação
Não lhes bastando a cruel flagelação, ainda foi preciso além das zombarias coroá-l’O de espinhos e vestirem-Lhe uma reles túnica. Jesus perante tal humilhação não recuou; mais uma vez o ódio e o mal foram superados pela serenidade e compreensão que Jesus manteve durante todo o sofrimento, porque os amava e a nenhum condenava. Obrigada, Senhor, pelo Teu amor e perdoa a falta de coragem para amar e saber sofrer. Fortalece a nossa fé para que nunca desanimemos.

Oração
Jesus ensina-nos a sentir o Teu amor, que alivia as nossas dores e que a Virgem Maria interceda pelos Avós nos momentos mais difíceis.


4º Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Meditação
Jesus caminha com a cruz às costas, mas Ele não merecia. Ele é Justo, Santo e Inocente. A Cruz é pesada porque pesados são os pecados da humanidade, mas Ele leva-a com coragem e amor. Senhor, ajuda-nos, tal com Tu, a levar a nossa cruz para o calvário sem revolta e mesmo na dor, a ser fonte de consolação para os outros.

Oração
Virgem Maria intercede por nós junto do teu amado Filho e ensina aos Avós a levarem a sua cruz com confiança e alegria.


5º Mistério
Crucificação e morte de Jesus

Meditação
Jesus morre na cruz imerso numa dor profunda, mas antes do último suspiro pediu ao Pai “Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem”. Estas são palavras sagradas que, por si só, são suficientes para dar esperança aos corações dos homens. Obrigado, Jesus, porque não morreste na amargura do ódio, mas revestiste a Tua tremenda paixão de perdão e de amor. Ó Eterno Deus Misericordioso aumentai a nossa débil fé para que nos momentos difíceis não desesperemos, nem desanimemos e com confiança nos conformemos à Vossa Santa Vontade.

Oração
Ó Maria, através do teu enorme sofrimento, da tua dor e da dor do teu amado Filho faz com que o mundo deixe de ser cruel e que não haja mais pessoas a sofrer de dor, solidão e abandono. Lembra-te especialmente dos Avós e intercede por eles junto do teu Filho.


Oração final
Ó Maria tal como acolheste o teu amado Filho naquele dia em Belém, acolhes agora afetuosamente o Seu corpo já sem vida e O ofereces ao Pai pela nossa salvação. Ensinai-nos a procurar os avós que sofrem, a dar-lhes tempo com frequência e sem pressa, a compreender a sua solidão, a levar-lhes o conforto de uma palavra e a estar com eles nos momentos mais difíceis.