segunda-feira, 20 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos defuntos


                           
1º Mistério
Anunciação a Maria


MEDITAÇÃO:
Maria disse sim com toda a convicção e tornou-se a graça do Senhor, apesar de ter tido medo acreditou e teve Fé. E nós conseguimos dizer SIM? Acreditamos e temos Fé como Maria teve? Maria entregou-se mesmo sabendo as consequências que daí advinham. Neste ano de FÉ e neste momento de oração, meditemos sobre o papel de Maria, nossa MÃE, nas nossas vidas.

ORAÇÃO:
Senhor, neste ano de Fé e família em que oramos a tua MÃE, pedimos-te que nos ajudes a ser como Maria e dizer sim a Deus, a acreditar e ter fé.



2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel


MEDITAÇÃO:
Mais uma vez, Maria com a sua humildade ao ir ajudar a sua prima Isabel que ficou grávida na velhice. O que fazemos nós? O que fazemos nós quando os nossos irmãos precisam de nós, o que fazer para ajudar aqueles que viram partir os seus familiares, ajudamos e somos humildes, rezando mais quando é necessário, ajudamos a nossa família nestes momentos menos bons ou quando a sua Fé é abalada , com a partida dos seus entes queridos. Nossa Mãe Maria com a sua Fé deu-nos o melhor exemplo de todos…e nós em que é que acreditamos o que fazemos neste momento de Fé?

ORAÇÃO:
Senhor dai-nos força, para acreditarmos, para termos Fé e ajudarmos os nossos irmãos e a nossa família quando eles mais necessitam.



3º Mistério
Nascimento de Jesus


MEDITAÇÃO:
Nasceu Jesus, o nosso Salvador, nasceu num estábulo sem nada. E nós , que temos tudo e só pensamos em ter mais ou vivemos humildemente e mostramos aos outros que temos Fé , rezamos com alegria, tentamos conhecer a palavra de Deus ou fechamo-nos e não seguimos as leis de Deus?

ORAÇÃO:
Senhor, ilumina-nos para que os nossos corações se abram e nos tornemos humildes, para que a nossa comunidade, as nossas paróquias, o mundo, vejam a nossa felicidade e alegria em sermos Cristãos e termos Fé


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo


MEDITAÇÃO:
Nós na nossa comunidade e com o Baptismo somos apresentados á nossa família Cristã e a Deus, tal como Jesus, segundo a lei de Moisés, foi apresentado a Deus Nosso Senhor. Quando nos baptizamos e baptizamos  os nossos filhos acendemos a luz que nos acompanhará ao longo de toda a nossa vida, ou será só para mostrar-mos que somos cristãos ou será a esperança que todos nós sigamos essa Luz, a luz de Deus Nosso Salvador. Acreditamos e temos Fé para seguir Deus?

ORAÇÃO:
Senhor, em oração pedimos-te que Ilumines os nossos corações durante toda a nossa vida, nos bons e nos maus momentos para que a luz que acendemos com o nosso baptismo nunca se apague e que cada vez tenhamos mais Fé para seguir o Teus passos.



5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo


MEDITAÇÃO:
Jesus apesar de ser uma criança, entrou no Templo que era onde ele se sentia bem. E nós que dizemos que temos Fé e que acreditamos em Deus, quando perdemos um ente querido somos como ele, vamos para a casa do Pai para rezarmos e nos sentirmos bem ou será para mostrar-mos aos outros que temos uma religião. Sentimo-nos felizes na casa do Pai? Ou será para ouvirmos a palavra do padre? Reflitamos sobre isso e procuremos na Fé as respostas para as nossas infelicidades.

ORAÇÃO:
Senhor ajuda-nos a sermos felizes, a mostrar a nossa alegria interior e exterior, tal como TU o fizeste. Ajuda-nos a encontrar o rumo e o caminho certo para não nos desviarmos do caminho dos teus ensinamentos e conhecimentos da tua Palavra.


ORAÇÃO FINAL
Neste dia, em que particularmente nos lembramos dos nossos entes queridos que já partiram, Ajudai-nos Senhor a compreender a Tua palavra e acreditar na ressurreição e que os nossos entes queridos estão junto de ti.
Nossa Senhora Maria Nossa Mãe ajuda-nos a superar estes momentos difíceis e acreditar na vida eterna, conjuntamente com Deus para que os nossos corações estejam abertos para termos Fé e seguirmos-Te.