domingo, 12 de maio de 2013

Lc 24, 46-53 - "Enquanto os abençoava, foi elevado ao Céu"



Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Está escrito que o Messias havia de sofrer

Meditação
No Evangelho de hoje, Jesus explica-nos que conforme consta das escrituras Ele tinha de sofrer, tinha de passar por humilhações, tinha de ser flagelado, tinha de morrer na cruz e tinha de ser colocado no sepulcro e que depois de todas estas torturas, por AMOR a todos nós, ressuscitaria.

Oração
Senhor faz-me fermento dum mundo novo, mundo de amor e faz-me cristão ao jeito do Evangelho.

Acção
Hoje vamos rezar um Pai Nosso.

Terça-feira
e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Meditação
Passados quarenta dias, depois da ressurreição, tempo de preparação de Jesus e seus Apóstolos, para a missão que se avizinhava, Jesus parece que nos abandona, é a “ascensão”. Fisicamente Ele voltou para o Pai, mas espiritualmente Ele continua no meio de nós e nós dizemos isso mesmo em todas as Eucaristias. São questões de fé. Quem não acredita, não atinge esta dimensão, não percebe a Sua presença.

Oração
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

Acção
Neste dia procurarei mostrar no meu trabalho, nas minhas relações o quanto é urgente sermos cristãos activos.

Quarta-feira
Vós sois testemunhas disso. Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai.

Meditação
A missão de Jesus foi cumprida. Agora começa a missão dos discípulos. Jesus ao despedir-se dos discípulos promete-lhes ”Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai”, a força que vem do alto “O ESPÍRITO” para que eles possam continuar a obra iniciada por Jesus, a conversão e o perdão. Discípulos somos todos nós. Deixemos de lado o nosso egoísmo, o nosso orgulho e iniciemos uma vida nova.

Oração
Nós Te pedimos Senhor para que nos abras o coração ao teu Espírito, para que sejamos Tuas testemunhas.

Acção
Mostremos a Deus que cremos em Deus rezando o Credo.

Quinta-feira
Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto». Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os.

Meditação
Evangelizar é uma missão que diz respeito a qualquer um de nós, baptizados. O anúncio do Evangelho de Jesus Cristo não deve ser feito apenas por palavras, mas principalmente por ações, na família, na escola, no trabalho, nas nossas relações do dia-a-dia... O Mundo precisa de nós, precisa que denunciemos as injustiças, precisa que criemos uma sociedade de partilha, de justiça, no respeito e na diferença pelo outro.

Oração
Senhor faz com que o Espírito Santo desça sobre nós e nos ajude a caminhar para a verdade, para a justiça e para o amor.                                                                                                                                                                                 

Acção
Hoje quinta-feira na hora do terço rezarei mais duas Avé Marias pedindo ao Espírito Santo luz para os meus passos.

Sexta-feira
Enquanto os abençoava, afastou-Se deles e foi elevado ao Céu.

Meditação
Recebendo o mesmo Espírito que guiou a missão de Jesus, os apóstolos estão preparados para testemunha-Lo, continuando o que Ele iniciou e ensinou. É esta a missão de todos nós cristãos e só através do nosso testemunho, Jesus ressuscitado poderá continuar presente. Para isso precisamos de conhecer a Sua vida, tudo o que Ele fez e ensinou desde o Seu baptismo até à sua morte e ressurreição.

Oração
Jesus amigo fica connosco. Sem Ti não nos conseguiremos libertar do nosso “homem velho”.

Acção
Hoje vou aprofundar os meus conhecimentos bíblicos e esforçar-me-ei por pô-los em prática.

Sábado
Eles prostraram-se diante de Jesus, e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

Meditação
Os discípulos depois de O adorarem voltaram extasiados para Jerusalém, para o Templo, onde tudo tinha começado e imbuídos do Espírito Santo agradeciam-lhe continuamente. As últimas palavras de Jesus a convocar os discípulos para a missão lembram-nos a responsabilidade que nós cristãos temos na construção de um Mundo melhor, onde haja paz, justiça…, numa palavra, que sejamos seguidores de Cristo.

Oração
Senhor dou-Te graças por Te ter como companheiro, nunca desistas de mim. Obrigada, meu Deus.

Acção
Neste dia tentarei levar algum apoio e carinho aos mais desfavorecidos.