domingo, 28 de abril de 2013

Jo 13,31-33a.34-35 - "Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros"



Segunda-feira
Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos:

Meditação:
A saída de Judas do Cenáculo vem no seguimento da revelação de Jesus, que disse que sabia que um dos que estava presente naquele local O iria trair.
Jesus mostrou-se sereno e tranquilo no momento desta revelação… enquanto Judas se sentiu incomodado, tendo saído de seguida; enquanto os outros onze apóstolos se mostraram espantados com a revelação, Jesus demonstrou serenidade neste momento. Este era já um sinal do grande amor que Jesus sentia por todos os seus semelhantes, mesmo com aqueles que Jesus sabia que O iriam prejudicar.
Se nós estivéssemos numa sala, reunidos com várias pessoas, e soubéssemos de antemão que uma dessas pessoas nos iria prejudicar e colocar em risco a nossa vida, como reagiríamos?
Conseguiríamos ter a calma e serenidade de Jesus? Conseguiríamos guardar segredo do nome de quem nos ia denunciar?
Ou seria mais fácil agirmos sem pensar, desmascarando a pessoa em frente de toda a gente?
Por mais que participemos na Eucaristia e ouçamos a Palavra de Deus, conseguimos agir de acordo com o que Jesus nos ensinou?

Oração:
Ajuda-me, Senhor Jesus, a ter a Tua calma e serenidade para enfrentar os momentos difíceis, e a ter a Tua sabedoria para ultrapassar os obstáculos que se atravessam no meu caminho. Ilumina-me com a luz da Tua presença!

Acção:
Vou reflectir e pensar se já alguma vez, por maldade ou de forma inocente, “desmascarei” alguém na frente de outras pessoas… e depois vou tomar coragem e pedir perdão a essa pessoa.


Terça-feira
«Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele

Meditação
Jesus sabia que Judas o ia entregar com o sinal combinado, que era um beijo, mas sabia também que aquela traição era o caminho para a cruz e para ressuscitar em glória.

Oração
Senhor, ajuda-me a compreender os Teus mistérios. É por vezes difícil compreender por que foi necessário tanto sofrimento e se somos merecedores de tal.

Acção
Hoje, terça feira, vamos rezar um Pai Nosso e oferecê-lo a Deus, para remissão dos nossos pecados.


Quarta-feira
Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora.

Meditação:
Glorificar é honrar. Quem honra, ama. A glorificação mostra-nos que existe amor.

Oração:
Senhor ensina-me a glorificar o outro.

Acção:
Hoje, na minha oração com Jesus vou pedir perdão por não ter glorificado alguém, quando merecia, por querer sobressair a minha atitude.



Quinta-feira
Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco.

Meditação:
Jesus sabe que está na fase final da Sua caminhada como ser humano sobre a Terra, a morte é uma realidade que está muito próxima.
Por isso Jesus faz questão em despedir-se dos apóstolos, explicando-lhes que a sua partida está para breve, deixando-lhes o ensinamento que tem mais valor na vida de qualquer cristão: o amor!
O amor é um acto de entrega, não é querer apenas para nós, é dar aos outros, é entregar-se ao próximo, é ser feliz a servir o próximo, a servir a Igreja, a servir Jesus Cristo.
E é tão fácil servir a Cristo e fazer Cristo feliz – basta que tenhamos sempre presente o amor nos nossos corações.

Oração:
Senhor, certos dias o meu coração está duro como uma pedra e eu não deixo que o Teu amor o amoleça.
Ajuda-me a ser mais dócil, de modo a poder dar o meu amor aos outros.

Acção:
Vamos pensar na importância que o amor tem realmente na nossa vida.
E depois avaliemos se a maioria das atitudes que temos são por amor, ou se são simplesmente por interesse.


Sexta-feira
Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros.

Meditação
Se pensarmos bem este mandamento, a que Jesus chamou um mandamento novo, é a chave que abre e fecha a vida dos cristãos. Amar, no verdadeiro sentido da palavra, é escutar, é sorrir, é estar disponível para os outros, é por o comodismo e egoísmo de fora das nossas vidas, é saber perdoar e encontrar a frase certa na hora certa.

Oração
Meu Deus,Vós que sois infinitamente bom, conduzi-nos segundo os Teus ideais. Ensinai-nos a amar sem reservas, tal como Jesus fez ao trocar a Sua vida pela nossa salvação

Acção
Hoje vou especialmente servir com paciência o próximo, aquele que eu sinto que está carente de carinho e atenção..


Sábado
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».

Meditação:
Se nos amarmos uns aos outros, todos somos discípulos de Deus. Amar é venerar, estimar, … . Quem ama pratica a justiça, a verdade e a paz. O verdadeiro cristão é aquele que sabe praticar a justiça, a verdade e a paz.

Oração:
Senhor, ajuda-me hoje e sempre a praticar a justiça, a verdade e a paz.

Acção:
Pedir ao Senhor a Paz no Mundo.