segunda-feira, 13 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos que não crêem em Maria



1º Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
Maria, nossa Mãe, é mãe da humanidade. Esta quando o anjo Gabriel lhe anunciou que ia ser gerado no seu seio e concebido um filho, que seria filho do altíssimo, não se revoltou contra Deus, sendo que o podia ter feito, pois por ser virgem esta gravidez não seria aceite na sociedade e não teria as melhores consequências. Mas esta aceitou compassivamente o convite de Deus, com humildade e fé, entregando-se nas mãos do pai. E nós o que faríamos? Teríamos a mesma atitude que Maria, tornariamo-nos servos do senhor ou virávamos as costas ao pai, não aceitando o plano que este tem para nós? Só a Fé nos pode ajudar a seguir o plano de Deus.

Oração:
Maria, enriquece o nosso espirito para que como tu, sejamos capazes de dizer sim ao plano que Deus tem para nós.



2º Mistério
Visitação de nossa senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Isabel concebeu um filho na sua velhice sendo que toda a gente já pensava que esta era estéril. Quando Maria a vai visitar, o menino exulta no seio de Isabel e esta percebe de imediato que Maria foi escolhida pelo Senhor. Estas duas mulheres são um exemplo de fé, pois acreditam em Deus acima de todas as coisas e louvam-no. Nós também como Cristãos devemos acreditar que a Deus nada é impossível e que há milagres, pois o senhor não abandonou Isabel e Maria, e jamais o fará connosco, porque o seu amor tal como o de Maria á humanidade é incondicional.

Oração:
Maria ajuda-nos a acreditar neste Deus misericordioso e que nada lhe é impossível.



3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Deus quando se fez Homem, não nasceu num palácio com as melhores condições nem teve a vida mais facilitada. Sendo que a imagem que construímos de Deus na nossa cabeça e nosso coração deve ser assente nisto. Deus não é distante, nem autoritário, nem egoísta… é um Deus misericordioso, com compaixão, que nos ama acima de todas as coisas, que está bem perto de nós e que nunca nos falta, que nos enviou Jesus para nos guiar, e Maria para que tomasse conta de nós e nos demonstrasse como deveria ser a nossa devoção ao pai. Maria é um exemplo a seguir na nossa vida enquanto Cristãos, pois esta tem a mais importante das qualidades é humilde de coração.

Oração:
Maria intercede por nós pelos que não creem em ti, ajudando-os a perceber o exemplo que tu és para a humanidade.



4º Mistério
Apresentação do menino Jesus no templo

Meditação:
Maria e José foram obedientes e seguiram com retidão todo o caminho que Deus tinha traçado, cumprindo o que estava escrito na lei do Senhor e apresentado Jesus no templo do Senhor. E nós somos como Maria? Obedientes e cumprimos o que deus nos pede? Ou seguimos apenas a nossa opinião, confiando mais em nós do que em Deus?
Só a confiança no pai e a fé nos levarão á santidade… pois se confiarmos, sendo que foi o que Maria fez, não seguiu a sua opinião nem a sua Lei, seguiu sim a de Deus, e tornou-se santa, pois deve ser também este um dos nossos objetivos enquanto cristãos.

Oração:
Maria encaminha-me corretamente, mostrando-me em cada dia o que é necessário para ser um melhor cristão.


5º Mistério
Perda e encontro de Jesus no Templo

Meditação:
Jesus foi encontrado no templo perto dos doutores, estes faziam-lhe perguntas e Jesus respondia com imensa sabedoria. Quando Jesus regressa a casa com os seus pais após estes o terem encontrado, este é-lhes submisso, cumprindo tudo o que os seus pais lhe dizem. Maria guarda todas as acções do seu filho no seu coração. E também as nossas estão guardadas neste, pois o coração de Maria é gigante, e nele cabem todos os Homens, os que creem nesta e os que não o fazem, os que são submissos e os que não são... Maria jamais recriminará os homens pelas suas más atitudes, apenas se compadecerá destes por ainda não terem descoberto a verdadeira felicidade.

Oração:
Maria intercede pela humanidade, para que os homens como Jesus conquistem a verdadeira Sabedoria e descubram a felicidade plena.



Oração final:
Maria nós precisamos que continues a olhar por nós e nos encaminhes. Amolece o coração dos que não creem em ti, pois só em ti e em Deus é possível descobrimos o puro amor, e o verdadeiro caminho. Obrigada pela tua devoção ao pai e por seres um exemplo a seguir.