domingo, 26 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos governantes



  Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
Um dos momentos mais marcantes da história da nossa religião foi a ressurreição de Jesus Cristo. Havia quem não acreditasse que tal era possível… e havia até aqueles que, depois de notarem que Jesus já não estava no sepulcro, achavam que tinham roubado o Seu corpo. Tudo isto são sinais de pouca fé.
É também com pouca fé que muitas vezes os governantes tomam as rédeas dos seus cargos, assumem as suas posições apenas pelo bom ordenado que vão usufruir e pelo prestígio que isso terá nas suas carreiras.
Será que se os governantes tivessem a fé mais presente nas suas vidas, a situação do mundo em geral não seria melhor?

Oração:
Neste ano em que se celebra o Ano da Fé peçamos a Nossa Senhora de Fátima que abra os corações de todos os seus filhos, em especial de quem governa as nações, para que o amor de Cristo e a fé em Deus os ajude a tomar as decisões mais acertadas.


2º Mistério
Ascensão de Jesus ao Céu

Meditação:
Jesus respeitou sempre a vontade do Pai, embora muitas vezes não concordasse com ela ou não a entendesse. Jesus era o Amor e a Fé em figura humana. Amou o próximo como a Si mesmo, entregou-se por nós numa cruz, morreu para salvar os seus semelhantes… por tudo isto subiu aos céus para ficar junto de Deus.
A subida de Jesus aos céus é o sinal máximo de poder por parte do Filho de Deus. Mas Jesus nunca pensou no poder, pensou apenas em servir os seus semelhantes.
Que bom seria que os governantes de todo o mundo pensassem menos no poder e mais no povo que os elegeram.
Neste mistério rezemos para que os nossos governantes olhem menos para a “cadeira do poder” e mais para o povo que têm em seu redor.

Oração:
Meu Deus, Tu que nos enviaste o Teu Filho para nos ensinar o significado da palavra “SERVIR”, faz com que os governantes tenham consciência das dificuldades do seu povo e para que lutem afincadamente para vencer a crise que se instalou na nossa sociedade.


  Mistério
Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
O Espírito Santo fez-se presente no meio dos apóstolos, através de línguas de fogo, e de imediato eles começaram a falar todas as línguas, sem que ninguém os tivesse ensinado.
Esta imagem é bonita e tem um significado: significa que a Palavra de Deus veio para todos, seja qual for a sua nacionalidade, localização geográfica, etc.
No tempo de Jesus, tal como hoje, já havia quem governasse e quem decidisse o futuro do povo. Mas já nessa altura, tal como hoje, os governantes não se deixavam tocar pelo Espírito Santo, não queriam entender o povo e só pensavam em benefício próprio.
Não se aprendeu nada ao longo dos anos…. e se na época de Jesus quem governava pensava de um modo egoísta, hoje em dia pensam do mesmo modo…

Oração:
Jesus, faz com que o Espírito Santo ilumine as mentes dos governantes de todo o mundo, de modo a que acabem as guerras, a fome e a miséria de todas as nações.

  Mistério
Assunção de Maria

Meditação:
Maria foi levada de corpo e alma para o céu porque era uma mulher digna, crente, submissa à vontade de Deus, porque era uma serva do Senhor. Lembremo-nos que serva não quer dizer escrava… Serva quer dizer que foi uma mulher que serviu a Deus sempre que Deus lhe pediu, que aceitou tudo o que Deus destinou para si.
Não deveria ser essa a função dos governantes? Não deveriam servir o povo, olhar pelas necessidades dos seus eleitores, melhorar as condições de vida da população?
Neste mistério rezemos para que os governantes aprendam a melhor servir e não pensem apenas em ser servidos.

Oração:
Maria, que a tua submissão e a tua lealdade a Deus sirvam de exemplo para todos nós, em especial para os governantes de toda a Terra, para que olhem por quem mais precisa.


  Mistério
Coroação de Maria no Céu

Meditação:
A coroação de Nossa Senhora foi o sinal da sua entrega total à vontade de Deus. Normalmente a coroa é sinal de realeza, marca de riqueza e sinal de poder. Quem usa coroa é alguém realmente importante.
Os governantes de todo o mundo anseiam pelo poder, pelo riqueza e pelo protagonismo, mas para merecer a sua “coroa de glória” nem sempre olham pelo povo e na maior parte das vezes não pensam nos mais fracos e desfavorecidos.
Rezemos para que os governantes tenham presente nos seus corações a bondade de Nossa Senhora.

Oração:
Senhora do Rosário, ilumina o coração dos nossos governantes para que pensem nos mais necessitados, de modo a que exerçam os seus cargos de forma justa e verdadeira.

Oração final
Nossa Senhora de Fátima, este ano celebramos o ano da Fé. Mas com as condições de vida que hoje temos, e que parece que cada vez tendem a piorar mais, confessamos que por vezes a nossa fé vacila e só conseguimos ver nuvens negras no nosso futuro.
Ajuda-nos a enfrentar as dificuldades com um sorriso nos lábios e com um SIM no coração, tal como Tu o fizeste ao longo de toda a Tua vida.
Abençoa e ilumina os governantes, para que o nosso país possa tomar um rumo mais digno e, aos poucos, sair das dificuldades em que está.
Nossa Senhora de Fátima, olha pelos portugueses.
Amén.