sexta-feira, 24 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos jovens


Oração inicial:
Vamos hoje pedir a Nossa Senhora de Fátima que olhe pelos nossos jovens. Estão crescendo num mundo cheio de valores deturpados. Que o divino Espírito Santo lhes esclareça a mente de modo a entenderem o lado positivo da vida. Que entendam que devem crescer em harmonia, para viverem em paz, valorizem os progenitores ou quem os substitua, promovam o bem e desprezem o mal.


  Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Jesus foi com os discípulos para um lugar de nome Getsemani, e pondo-se de joelhos orava dizendo :«Pai afasta de Mim este cálice, não se faça porem a Minha vontade mas a Tua.»
Tal era o desânimo de Jesus! Mas o dever de obediência e oração eram superiores ao desespero. Sabia que tinha de obedecer ao Pai, por isso rezava.

Oração:
Senhor Jesus ensina-me a amar sempre a vontade do Pai. Não deixes que ignore os Seus sinais.
Que a oração seja sempre o meu conforto em momentos de dificuldades.


2º Mistério
Flagelação de Jesus

Meditação:
Pilatos mandou que flagelassem Jesus.
Ainda que não tivesse encontrado nada que culpasse Cristo, como político e cobarde, quis fazer o que o povo queria na sua fúria. Mandou que o açoitassem sem dó nem piedade.

Oração:
Dá-nos Senhor a inteligência para não cometer injustiças. Dá-nos um coração cheio de bondade e misericórdia.


  Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Quantos de nós somos como os soldados do governador? Não tecemos coroas de espinhos mas dificultamos por vezes as coisas por comodismo e algum prazer!
Quando não olhamos o nosso próximo com carinho, ou quando ficamos indiferentes aos maus tratos que nos passam pela frente, estamos a ser como os tais soldados.

Oração:
Creio em Deus que ama, que aconselha, que perdoa, que encaminha e que dá vida.


  Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Meditação:
Neste mistério somos convidados a pensar que aquela cruz representa as vidas de todos nós, com defeitos e qualidades, conscientes ou não da vida que seguimos e do sacrifício de Jesus a nosso favor.

Oração:
Jesus, que no auge do Teu sofrimento não deixaste de amar, dá-nos um pouquinho dessa força para levarmos as pequenas cruzes que nos vão surgindo no dia a dia..


  Mistério
Crucifixão e morte de Jesus

Meditação:
Jesus disse: “Tudo está consumado!” E inclinando a cabeça entregou o Seu espírito.
É aqui que começa a nossa dívida para com Jesus. Ele trocou sem reservas a Sua vida por nós...
E quantas vezes nós temos isso presente nas nossas atitudes? E Jesus pede-nos pouco - apenas que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou.

Oração:
Jesus, não deixeis que eu me desvie do bom caminho. Ainda que o caminho seja tortuoso e cheio de pedras, ajuda-me a ultrapassar os obstáculos, seguindo as setas que indicam o Céu.


Oração final
Lembremos mais uma vez os jovens de toda a Terra. A eles, que são o futuro da humanidade, dá-lhes a sabedoria para que conduzam as suas vidas seguindo as regras do bem, do perdão e do amor a Deus.