domingo, 5 de maio de 2013

Jo 14, 23-29 - "O Espírito Santo vos recordará tudo o que Eu vos disse"

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada.

Meditação:
Jesus despede-se dos seus discípulos confiando-lhes alguns segredos, o maior desses segredos é esta Palavra de hoje: mantermo-nos na relação de amor com Deus.
Os discípulos devem guardar a palavra que lhes foi transmitida por Jesus e assim permaneceram na relação amorosa com Deus.
Deus também nos confia os seus segredos, para isso necessitamos de criar uma relação de intimidade com ele, escutando e rezando.

Oração.
Senhor, ajuda-me a escutar e a guardar a tua palavra no meu coração. Ajuda-me a ser a tua morada e que a nossa relação seja de amor e confiança.

Acção:
Hoje vou partilhar a palavra de Deus com os outros.


Terça-feira
Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou.

Meditação:
Jesus sente necessidade de se certificar que a palavra que os seus discípulos ouviram não é dele, mas sim de Deus.
Jesus é a Palavra de Deus.
Também nós como cristãos devemos dizer a Palavra de Deus e ser a Palavra de Deus.

Oração.
Senhor, em silêncio vou escutar a tua Palavra e meditar sobre o que tens para me dizer.

Acção:
Hoje vou prestar atenção às minhas palavras e fazer com que sejam mais palavras de Deus.



Quarta-feira
Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse.

A promessa de que não estamos sós, que Deus não nos abandona. Deus continua até hoje presente no meio do “povo” através do Espírito Santo.

Meditação:
Jesus na palavra para este dia, deixa-nos uma promessa: o Pai enviará o Seu Espírito e, por isso, não estamos sós.
Quantas vezes nós desesperamos? Quantas vezes pensamos que Deus nos abandonou? Quantas vezes cedemos ao Diabo, e voltamos costas a Deus?
Ter Fé, e neste ano da Fé, é ser capaz de acolher Deus, Espírito Santo, o Deus que contínua a caminhar connosco no dia-a-dia. Sabemos que podemos contar com Ele?
Deus continua a ensinar e dar-nos sinais do Seu amor por nós. Mas para os entender e viver é preciso deixar o Espírito santo penetrar no mais intimo do nosso ser.

Oração:
Espírito Santo, hoje começo a minha oração com um pedido de desculpas, pois muitas vezes deixo o Diabo entrar na minha vida e penso que Tu não existes.
Quero também pedir que me ajudes a ter um pouco mais de fé, pois sem ela tu é mais complicado.
Senhor envia o teu Espírito sobre mim e sobre todos aqueles que se cruzarem comigo neste dia.

Acção:
Hoje vou fazer e oferecer uma pomba, símbolo do Espírito Santo, a uma pessoa que esteja a passar por um momento complicado.


  
Quinta-feira
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo.

Meditação:
Jesus confia mais um segredo aos seus discípulos: a sua PAZ. Uma paz que lhes é dada por Ele e não pelo mundo.
Jesus concede-nos a sua Paz, não é uma Paz qualquer. É uma Paz que nos sossega, que nos alimenta o espírito com o amor de Deus.
Estamos dispostos a acolher esta Paz nas nossas vidas?

Oração.
Senhor, quero receber a tua Paz, só tu me bastas e só tu és a Paz.

Acção:
Hoje vou tentar espalhar a Paz a todos os que me rodeiam.

  
Sexta-feira
Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vós.

Meditação:
Jesus sabe que vai morrer, mas faz saber aos discípulos que se vai ausentar mas que regressará. A sua ausência será breve e voltará.
Jesus está sempre connosco. E nós estamos com Ele?
Queremos estar com Ele? Estamos disponíveis para Ele? Posso estar com Ele?

Oração.
Rezemos o Credo….

Acção:
Hoje vou procurar a presença de Jesus e estar com Ele.


Sábado
Se Me amásseis, ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis».

Jesus, como nós, não é deste mundo, peregrina sobre ele. Neste pequeno trecho podemos acolher aquilo que é o futuro daqueles que confiam em Deus.

Meditação:
O amor é a medida de todas as coisas, na visão cristã. As nossas faltas de Fé, mais não são que faltas de amor para com Deus e assim para com os irmãos.
O nosso amor não liberta, pelo contrário, aprisiona, é egocêntrico… Basta olharmos para nós próprios: como fazemos com os nossos filhos? Os nossos pais? Os nossos maridos? As nossas esposas?... Muitas vezes é um amor castrador, que é imposto e aprisiona.
Se fossemos capazes de amar verdadeiramente como Jesus, não teríamos medo de perder a pessoa amada.
Quantos casais/famílias vivem tristemente por não se saberem amar?!?! Quantas vezes olhamos para Deus e queremo-lo só para nós?
Amar é viver a alegria de saber que nunca estaremos só, pois Deus está sempre connosco.

Oração:
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Acção:
Vou dizer a alguém que o amo, à maneira de Jesus: libertando e não o oprimindo-o.