terça-feira, 14 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos pais



Oração inicial:
Hoje vamos rezar pelos pais de todo o mundo, e em particular pelos pais das nossas paróquias, pedindo a Nossa Senhora de Fátima que os abençoe, os livre de todo o mal, que lhes dê fé e alegria e que os saiba conduzir pelos caminhos do amor.


1º  Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Que forte agonia Jesus passou no Horto das Oliveiras, pois sabia que estava para breve a hora da Sua morte… não tentou escapar, não tentou fugir nem arranjar desculpas, sabia que deveria acontecer o que estava escrito.
Fortes agonias passam também os pais por causa dos filhos… quantos pais passam noites em branco à cabeceira dos filhos doentes?
Quantos pais vivem em desassossego, temendo pela integridade dos filhos, com medo que lhes aconteça alguma coisa, com medo que andem em más companhias, etc…
Que Deus dê força e coragem a todos os pais do mundo, em especial aos pais que vivem nas nossas paróquias, para que, apesar das agonias que possam passar, tenham sempre presente o amor de Deus nas suas vidas.

Oração:
Meu Deus, no meio da agonia que o Teu Filho Jesus passou, ficou para nós um sentimento bem presente – o AMOR! Faz com que todos os pais das nossas paróquias tenham sempre o Teu amor presente nas suas vidas, pois tu és a força e o motor que nos move a todos.


2º Mistério
Flagelação de Jesus

Meditação:
Como foi possível flagelarem e maltratarem Jesus, não tendo provas concretas contra Ele? A única coisa de que Jesus poderia ser acusado era de praticar o bem… será que praticar o bem era um acto condenável naquele tempo? E nos dias de hoje? Praticar o bem não é por vezes ainda um acto que se condena?
Quantas vezes os pais, ao tentarem fazer o melhor pelos seus filhos, são incompreendidos, difamados, acusados de mimarem demais os filhos, etc…
Não será isso também uma forma de flagelar o próximo? Não é só com pancada e chicotadas que se pode flagelar alguém, por vezes as palavras e as atitudes doem tanto como pontapés ou estaladas.
Nós, que queremos sempre ser melhores pais do que os outros, não estaremos por vezes a flagelar o próximo quando o criticamos?

Oração:
Neste Ano da Fé peçamos a Nossa Senhora com todo o fervor, que nos ajude a ser pessoas melhores, a olharmos para as qualidades do próximo em vez de olharmos para os seus defeitos, a elogiar em vez de criticar, a tentar sermos melhores pais sem nos compararmos com os outros.
Se tudo fizermos com alegria e fé no coração, os nossos actos serão belos aos olhos de Deus.


3º  Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Jesus foi o Rei mais humilde que a humanidade já conheceu: nasceu numa manjedoura, um sítio que serve para alimentar os animais. Durante a Sua vida andou sempre acompanhado de gente humilde e pobre, e na sua morte o Seu trono foi um madeiro em forma de cruz e a sua coroa feita de espinhos… que Rei tão estranho…ou melhor, que Rei tão humilde!!!
Ser um bom pai ou uma boa mãe hoje em dia significa tem sempre presente a humildade: ser humilde para admitir que não se sabe tudo, que também se pode aprender com os filhos. Ser humilde para saber escutar os filhos, os amigos dos filhos, os jovens, todos os que nos rodeiam… ser humilde para dizer “afinal errei, enganei-me, tens razão!”
Será que se desde o início fosse cultivada a humildade em cada lar, os pais não seriam mais respeitados pelos filhos? E os filhos não seriam mais valorizados e respeitados pelos pais?

Oração:
Jesus, Rei da humildade, ajuda-nos a ser humildes no nosso papel de pais, faz com que saibamos chamar a atenção sempre que necessário, mas de forma correcta e humilde, para que possamos hoje e sempre sermos os melhores amigos para os nossos filhos.


4º  Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Meditação:
Mais um exemplo da humildade e obediência de Jesus… tinha sido tão fácil escapar à sentença que Lhe estava destinada, mas Jesus sabia que deveria cumprir com a vontade do Pai, por isso pacientemente carregou a Sua cruz a caminho do Calvário.
Nos dias de hoje, numa época em que se vive uma profunda crise, certos pais vêem-se obrigados a carregar diariamente as suas cruzes… muitos deles não têm dinheiro para alimentar e vestir os filhos, alguns chegam a ter vários trabalhos ao mesmo tempo para poder sobreviver, e mesmo assim parece que o dinheiro nunca chega até ao fim do mês, tornando-se cada vez mais difícil continuar a carregar esta cruz….

Oração:
Jesus, Nosso Senhor, olha pelos pais que neste momento estão a atravessar dificuldades económicas para sustentar os seus filhos, dá-lhes um pouco da Tua força e da Tua coragem. Infunde-lhes o Teu amor nos seus corações, para que, apesar dos tempos difíceis, possam sempre ver “a luz ao fundo do túnel”… essa luz és Tu Jesus!


5º  Mistério
Crucifixão e morte de Jesus
Meditação:
Com a morte de Jesus estava feita a vontade de quem O temia, de quem O queria calar… só é pena que naquela altura (e ainda hoje nos dias que correm) não tenham entendido que Jesus morreu porque os amava a todos – tanto os que O seguiam como os que lhe desejavam o mal.
Não é o mesmo que se passa com os pais? Quantos pais vivem afastados dos filhos?
Há filhos que não querem ver os pais, há outros que acham que os pais já estão muito velhos, que dão trabalho e os depositam em lares… outros há que vivem perto dos pais mas que nem falam com eles, porque dão mais importância a outras pessoas do que aos próprios pais, que foram as pessoas que lhes deram a vida…
Mas na hora final, se necessário for, os pais tudo perdoam, tudo esquecem… os pais amam sempre os seus filhos e estão sempre dispostos a esquecer todas as ofensas e palavras rudes.
A isto chama-se Amor – isto foi o que Jesus nos pediu que fizéssemos – que nos amássemos uns aos outros.

Oração:
Nossa Senhora de Fátima, ajuda-nos a ser criaturas de amor tal como o teu Filho nos pediu. Ajuda-nos a ser fonte de alegria e amor a todos os que se cruzam connosco, especialmente para os nossos pais e para os nossos filhos.

Oração final
Meu Deus, abençoa os pais das nossas paróquias, dai-lhes coragem e sabedoria para que eduquem bem os seus filhos, dai-lhes saúde e força para que possam trabalhar.
Abençoa os pais e dai-lhes paciência e compreensão para que possam construir lares onde reine o amor de Cristo. Amén