domingo, 12 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelos bombeiros


1º Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
Acredito eu realmente, que Jesus ressuscitou ao terceiro dia conforme as escrituras? Respondo “sim”, só porque um artigo do Credo, assim, o diz? Ou respondo “sim” porque tenho fé?
          Já me dei conta da importância do dogma da Ressurreição e o lugar que ocupa no centro da religião católica? Justificar-se-ia a crença em Jesus Cristo sem a Ressurreição? Sem a Ressurreição de Cristo, a nossa fé não teria qualquer sentido e a nossa religião não teria qualquer razão de existir. S. Paulo foi bem claro numa das suas cartas aos coríntios, quando escreveu: “E se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé” (1 Cor 15, 14).
          Quem é realmente este Cristo, que se deixou matar, mas venceu a morte, ressuscitando?

Oração:
 Nosso Senhor Jesus Cristo, que vencestes a morte, com a Vossa ressurreição, socorrei-nos e auxiliai os nossos bombeiros, nos combates aos incêndios e infundi-lhes a fé necessária, quando, por vezes, chega a hora do desespero.



2º Mistério
Ascensão de Jesus ao Céu


Meditação:
 Acredito realmente que Jesus subiu ao Céus? Digo “sim”, só porque é um artigo de fé? Abro a minha mente para todas as verdades contidas no Credo?
A expressão subiu aos Céus, encerra a última manifestação corporal de Cristo sobre a terra: a Ascensão. A subida de Jesus aos céus, foi o acto de se elevar a Si mesmo pelas próprias forças. Jesus com a sua ascensão garantiu a entrada no céu de falanges de almas bem-aventuradas saídas dos lugares inferiores. Assim Jesus nos indica que de ora em diante, está aberta a entrada do céu, para quem o merecer. Serei eu digno dessa entrada? Que tenho feito realmente eu, para merecer tal benefício?

Oração:
Nosso Senhor Jesus Cristo, que abristes as portas do Céu na hora da Vossa Ascensão, abri o coração a todos nós, incluindo os soldados da paz, para que cada um possa dizer como S, Paulo: “Pelejei o bom combate, terminei a minha carreira e conservei a minha fé”.


3º  Mistério
Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos


Meditação:
Acredito no Espírito Santo? Digo “sim”, só porque é um artigo do Credo? Articulo bem cada frase do Credo ou pronuncio apenas as palavras para fazer coro com os outros fiéis?
O mistério da Santíssima Trindade é o maior, ou talvez o único que a razão não sabe explicar. Deste modo excluo o Espírito Santo da minha vida?
Em vez de tentar compreender este mistério através da razão, seria mais conveniente meditar nos benefícios, que recebo das três pessoas divinas e mais esclarecido ficaria se recorresse à oração, para aumentar a minha fé.
Como Imagino os apóstolos e discípulos de Jesus cheios de medo dentro do cenáculo? De medrosos e ignorantes, inspirados pelo Espírito Santo, passaram a homens sem medo e a pregar em várias línguas. Foi o primeiro dia da Igreja. O dia em que a própria Igreja foi baptizada pelas línguas de fogo do divino Espírito Santo. Jesus recebeu o baptismo das mãos de João, a Igreja recebeu o baptismo directamente do Espírito Santo.
Costumo rezar ao Espírito Santo? É através da fé que nos foi infundida por Deus, esse Deus uno e trino, que compreenderemos melhor o mistério da Santíssima Trindade.

Oração:
Divino Espírito Santo, nós cremos em Vós, mas aumentai a nossa fé e derramai os Vossos dons sobre nós e sobre os nossos bombeiros para que possam enfrentar as agruras dos incêndios.


4º  Mistério
Assunção de Maria

Meditação:
 É dogma de fé, que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Maria não sofreu a corrupção do túmulo, foi ressuscitada, pouco depois da sua morte, e transportada ao céu.
Acredito, mesmo, que Nossa Senhora foi elevada ao Céu em corpo e alma? Ou digo “sim”, só porque sempre me ensinaram que assim foi?
Abro o meu coração com fé, e dou credibilidade ao perfeito entendimento dos dogmas da Santa Madre Igreja?
Maria foi exaltada acima de todos os coros de anjos na sua gloriosa Assunção ao céu. Porque é que Deus a quis assim exaltar? Porque pôs os olhos na sua humilde serva? Porque é que Jesus que era Deus de Deus, Luz da Luz; da luz tão resplandecente, capaz de vestir o sol, havia de deixar nas trevas do túmulo o corpo da Sua Amada Mãe?

Oração:
 Senhora, vós que fostes agraciada com o amor de Deus e com a mesma intensidade amais os vossos filhos, rogai por todos nós, por todos os bombeiros, em geral e pelos bombeiros do nosso concelho e suas famílias, em particular.

5º Mistério
Coroação de Maria no Céu

Meditação:
 É Maria rainha do Céu? A razão e a fé dizem-me que sim e por isso acredito. Se Jesus é rei do universo, Maria como mãe de Jesus também é rainha. Maria foi proclamada solenemente pela Santíssima Trindade rainha do céu e da terra tornando-se soberana de todas as criaturas.
Quão humilde foi Nossa Senhora! Chama-se a si mesma escrava do Senhor e Deus exaltou-a fazendo-a rainha. Maria completa assim a realização da profecia que de si mesma fizera no seu cântico sublime: “De hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada!” (Lc 1, 48).
Maria é exaltada pelos homens que a honram de mil formas e a amam com um amor retributivo tão terno, tão ardente e universal. Estou eu incluído nesse grupo?

Oração:
 Rainha dos Céus intercedei por nós junto do vosso filho Jesus, para que ajude o nosso País, que todos os anos fica mais pobre, com os danos provocados pelos incêndios. Senhora, dai aos bombeiros a orientação de que precisam, para poderem vencer as dificuldades vindas muitas vezes de mãos criminosas.


Oração final
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, nossa Mãe e como nós filha de Deus, suplicai ao Pai Eterno para que ‘acorde’ as consciências dos pirómanos assassinos, para que de uma vez por todas tenham noção dos males que provocam aos outros homens, seus irmãos.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima pedi por nós ao vosso amantíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo para que ilumine todos os bombeiros em geral, e em particular os do nosso concelho, para que guiados pela luz da fé cumpram sempre os seus deveres na ajuda aos outros homens, seus irmãos.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima intercedei junto do divino Espírito Santo por nós e pelos nossos bombeiros, para que eles recebam a força suficiente para poderem em boa hora combater a miséria que se alastra, anualmente, no nosso País.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima sede complacente para connosco e protegei-nos da maldade dos incendiários
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai pelas almas dos bombeiros portugueses que morreram no combate aos incêndios e deram a sua vida na ajuda aos seus concidadãos. Ámen.