quinta-feira, 2 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelo pároco



  Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
João Batista, o grande seguidor da fé em Cristo, aparece no deserto da Judeia, com uma missão que lhe foi confiada por Deus, e não se afasta dela, apesar de ser seguido por muitos pecadores que lhe pediam para serem baptizados. Jesus quer dar o exemplo, e juntando-se ao povo quer também ser baptizado, mas João Batista reconhece-O e diz-lhe que não pode baptizá-lo, pois que devia ser Jesus a baptizar João Batista e não o contrário.
Mas Jesus diz-lhe que o baptize, pois quer dar o mesmo passo que o povo simples que crê; mais um gesto de humildade e de fé ao Pai. Uma vez baptizado, Jesus sai da água e eis que o espírito Santo na forma de uma pomba vem sobre ele e se ouve “Este é o meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência”.
É a partir deste momento que também nós ao sermos baptizados, recebemos através do Espírito Santo uma vida nova, cheia de luz, amor e compreensão deste Cristo que nos deu tudo, até a própria vida, para que acreditemos com fé na vida eterna e na salvação.

Oração:
Meu Deus, através do teu infinito amor, derrama sobre nós o Espírito Santo, fazendo com que aqueles que foram baptizados, e se desviaram do caminho da fé, se arrependam e regressem agora, mais fortes e conscientes de que só seguindo o Teu caminho obterão a felicidade e a salvação eterna.   



2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Jesus é convidado para uma boda em Canaã, na Galileia, onde se encontrava também Maria, Sua Mãe, que a certa altura se apercebe que o vinho tinha acabado; preocupada, informa Jesus do sucedido. Jesus, sem que os convidados se apercebessem, manda então os criados encherem de água as talhas e transforma a água em vinho.
Foi o Seu primeiro milagre em público, Ele podia ter escolhido outro milagre que desse mais nas vistas, mas não, Ele quer que seja este milagre simples o primeiro; uma festa que estava prestes a acabar triste porque não havia vinho, Jesus com este milagre vem dar-lhe alegria.
Jesus Cristo ama-nos, dá sempre alegria a quem segue os seus ensinamentos. Ter fé em Cristo é ter uma vida nova, é estarmos mais disponíveis para quem nos rodeia sem esperarmos recompensas, assim procedendo, damos também alguma alegria e felicidade a quem nos rodeia.

Oração:
Mãe de Jesus, hoje, tal como o fizeste em Canaã, intercede junto do teu Filho por todos os casais unidos pelo matrimónio, para que nunca lhes falte o amor abençoado pela Santa Igreja, para que possam superar todos os momentos difíceis da sua vida.


  Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Jesus anuncia a boa nova, o reino de Deus, convida-nos à conversão perdoando os pecados a quem Dele se aproxima com humildade, confiança e sobretudo fé. Através do sacramento da reconciliação, perdoa-nos as nossas falhas para com os que nos rodeiam e convida-nos a amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Oração:
Senhor Jesus, obrigado/a por nos continuares a mostrar o caminho que nos conduz à salvação eterna.
Obrigado/a pelo Teu perdão pelas vezes em que eu não tive fé nas Tuas palavras, em que fui egoísta e não Te ouvi.
Obrigado/a pela Tua misericórdia por aqueles que não escutam a Tua palavra.


 Mistério
Transfiguração de Jesus

Meditação:
Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte para orar, na presença de Moisés e Elias, surge também uma voz que sai da nuvem que diz: Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O.
Subir ao monte significa estar mais próximo de Deus, da necessidade da oração, de acreditar, de ter fé. Jesus dá-nos o exemplo da necessidade de orar ao Pai.
Será que também nós sentimos esta necessidade? Também ouvimos a voz que interiormente nos diz “escutai-O”?
Jesus na transfiguração convida-nos também a nós à mudança, para nos tornarmos melhores, mais humildes, procurando seguir o Seu exemplo.

Neste ano da fé, procuremos fazer um exame de consciência e tentemos analisar a nossa conduta como cristãos e da necessidade de aprofundarmos a nossa fé em Cristo, escutando a Sua Palavra.

Oração:
Creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Senhor Deus a Minha fé não é tão forte como seria necessário. Reforça o meu comportamento com atitudes de caridade e misericórdia.


  Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
É na última ceia que Jesus institui a eucaristia em que Ele toma o pão e o vinho e os partilha com os apóstolos dizendo: tomai e comei este é o Meu corpo, tomai e bebei este é o Meu sangue. Com este gesto Jesus quis partilhar aquilo que para Ele era muito importante. Deu-Se a toda a humanidade. Deu-Nos o maior exemplo de humildade e de amor por nós, ofereceu a Sua própria vida para nos salvar. E nós, o que fazemos para lhe agradecer este generoso gesto?

Oração:
Senhor Jesus. Agradeço-Te pela Tua bondade para comigo, pelo exemplo que me deste, pelo Teu sofrimento, por todas as coisas boas que me deste, perdão pelas vezes em que fui egoísta, em que não partilhei, em que não tive fé, em que não segui o Teu exemplo.



Oração final
Jesus, como bom pastor, zela pelo padre Joel; tal como fizeste com o Teu rebanho, conduze-o sempre pelo caminho da verdade, da sabedoria, da caridade, da humanidade e sobretudo da fé, para que ele nos saiba transmitir com clareza a Tua palavra e o Teu exemplo.