sábado, 11 de maio de 2013

Terço - Intenção: pelas crianças


1º  Mistério

Anunciação a Maria


Meditação:

Maria, entregou-se a Deus com total confiança.Confiar nos dias de hoje parece ser uma palavra que passa ao lado, mas é a confiança numa base sólida que nos ajuda a enfrentas todos os nossos problemas. Essa base sólida é Deus! Mesmo tendo o exemplo de Maria, que confiou em Deus e deu à luz o nosso Salvador, continuamos a ter dificuldade em abrir o nosso coração a Deus e deixar que ele entre com todo o seu amor.
Vamos tentar transmitir às nossas crianças que Deus é bom e que podemos confiar nele sempre que tivermos medo de alguma coisa, sempre que estivermos tristes ou sempre que precisemos de falar com ele e sentir o seu amor.


Oração:


Senhor, te damos graças pelas mães de familía. Damos-te graça pelo conforto e alento que elas são para as suas famílias. Pedimos-te, também, que ajudes as crianças das nossas paróquias a confiarem em Deus e a encontrarem o caminho para felicidade com Deus nos seus corações.


2º Mistério

Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:

Mesmo confrontada com a sua nova situação, Maria visita a sua prima Isabel. Preocupou-se mais com a sua prima, do que consigo própria, mostrando-nos, assim, que o amor vence qualquer barreira. Quantas vezes somos egoístas e nos preocupamos apenas com o nosso bem-estar? Será que damos valor às crianças das nossas paróquias? Será que valorizamos os feitos dos nossos jovens? Será que nas nossas orações temos consideração por aqueles que andam pelo Mundo inteiro a dar exemplos do que é ser cristão ajudando os outros em voluntario, por exemplo... Muitas vezes pensamos que ao ajudar um membro da nossa família já estamos a fazer algo de muito bom. Na verdade, estamos... Mas a nossa família não é só a família de sangue! Desde o momento em que somos baptizados pertencemos a uma outra família: a família dos cristãos. É na família que crescemos enquanto pessoas e onde aprendemos a dar sem ter que receber, onde aprendemos a amar.


Oração:

Senhor, te damos graças pelas famílias de cada um de nós. Por quando chegamos a casa recebermos um afecto dos nossos familiares, mas sabemos que isso não é sempre assim... Por isso, pedimos-te por aqueles que andam pelo Mundo a ajudar quem mais precisa e passam muito tempo sem estar com as suas famílias. Pedimos-te, também, que nos dês força para que como Maria, consigamos ser uma melhor família de cristãos em que o amor é o que mais interessa.



3º Mistério

Nascimento de Jesus

Meditação:


Jesus nasce de uma forma muito humilde, num estábulo. Hoje em dia o que interessa não é aquilo que realmente somos, mas aquilo que possuimos, exibir aquilo que temos, pois quanto mais temos, mais bem vistos ficamos na sociedade. Mais do que nunca, vivemos tempos difícies, tempos de pobreza, desespero e reclamamos por tudo e por nada. Dizemos que tudo está mal e criticamos tudo e todos. Na verdade, já fizemos algo para mudar isso? A primeira mudança tem de partir de cada um de nós, essa mudança consiste em amar o próximo! Amá-lo tal e qual como ele é, sem julgá-lo pelo aquilo que veste, pois tal como eu ele tem o direito à vida, tem o direito a ser escutado e principalmente a ser amado. Deus ama-nos a todos e não é por alguém ser mais bonito ou feio que vai receber mais amor! Para Deus todos nós somos especiais, iguais e únicos ao mesmo tempo.

Oração:


Senhor te pedimos um espírito de simplicidade, humildade e pobreza semelhante ao do teu filho muito amado ao nascer num presépio. Oferecemos esta pequena oração a todos os que neste momento são vítimas das injustiças e opressões dos outros homens.


4º  Mistério

Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:

Nesta passagem, Simeão agradece ao Senhor por ter visto a Salvação. A gratidão é um valor que muitas vezes nos passa ao lado, mas não deixa de ser um dos mais importantes. Desde crianças que aprendemos a dizer “obrigado” e é um hábito que não devia ser esquecido. Mas ensinamos as nossas crianças a dizer obrigado em todas as situações? Ensinamo-las a agradecer ao Senhor? É através da oração que crescemos na fé e ensinar as crianças a rezar e a agradecer desde pequeninas é algo que deve fazer parte da educação que pretendemos transmitir às nossas crianças. 


Oração:

Senhor, ajuda as nossas crianças a Te seguirem e a não desistirem do plano que tens para elas. Obrigado pelo amor sempre fiel que nos transmites. Que os nossos corações te deêm sempre graças, Senhor.


5º Mistério

Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:

“Por que Me procuráveis? Não sabíeis
que devia estar em casa de meu Pai?” é a resposta que Jesus dá à sua mãe e ao seu pai quando eles o encontraram no templo. É a partir desta altura que Jesus mostra a responsabilidade que tem devido à sua condição divina. É importante ter responsabilidades, pois é a partir delas que aprendemos e crescemos. Como cristãos temos a responsabilidade de transmitir aos outros a alegria que temos por sermos filhos de Deus, mas também temos de nos lembrar que tal como eles nos vêm a fazer o bem, também nos vão ver a fazer o mal e temos de ser responsáveis em todas as alturas. Através da catequese vamos aprendendo a crescer na fé e consequentemente a nos tornarmos responsáveis.


Oração:

Senhor, te damos graças por todas as crianças e jovens que fazem parte da catequese. Ajuda-as a crecerem na fé e a terem orgulho nas suas responsabilidades. Oferecemos-te esta oração por todos aqueles que não encontram as repostas para os seus problemas em Cristo. 



Oração final

Senhor, neste mês dedicado a Maria ajuda as nossas crianças a verem em Maria um exemplo a seguir. Um exemplo de humildade, generosidade e simplicidade.
Que este mês seja vivido em pleno pela nossa família e que nos ajude a todos a mostrar o que é ser um verdadeiro cristão.