segunda-feira, 27 de maio de 2013

Terço - Intenção: pela paz


1º Mistério Anunciação a Maria

Meditação:
Maria foi escolhida como a eleita para carregar a semente do amor de Deus. Porém, a proposta foi feita em modos que provavelmente muito poucos de nós não aceitaria tal divino convite. 
A atitude de Maria face ao inesperado desafio inspira confiança em Deus, que tinha nas mãos o seu destino. Quantos de nós dizem que somos servos de Deus?

Oração:
Senhor, que nós sejamos servos da tua Palavra, e que possamos aceitar os teus desígnios sem questionar, porque tudo o que vem de Ti é perfeito.


2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora à sua Prima Isabel

Meditação:
Isabel, prima de Maria, saiu da esterilidade e ficou grávida de uma forma espontânea e inexplicável pelos racionais, mas explicável à luz do nosso Deus que tudo pode. Ao avistar Maria, ela sentiu uma sensação de preenchimento divino, a graça do Espírito Santo, e foi bendizendo Maria e todo o seu fruto imaculado que o seu ventre carregava. Devemos abrir os nossos corações ao Espirito Santo nesta época de oração intensa, e deixar entrar em nós a sua graça, tal como Isabel deixou.

Oração:
Meu Deus, que a minha boca seja expressão das virtudes dos outros, e que se feche quando estiver à beira de cair na tentação de proclamar os defeitos dos outros.


Mistério Nascimento de Jesus

Meditação:
Nesta passagem, o Salvador da Humanidade nasce na sua plena humildade em Belém, ao lado de sua mãe Maria e de seu pai José, que se envolvem numa alegria e amor incondicional que só eles sabem o que sentem, com o nascimento deste seu fruto de Deus.

Oração:
Que nós louvemos o Senhor em toda a nossa vida, e que recordemos não só a morte do seu osso e carne, mas também nasceu nascimento em carne e osso.


Mistério Apresentação do Menino Jesus no Templo


Meditação:
Jesus é apresentado no templo de Deus. Simeão, que à semelhança de Isabel, estava cheio do Espírito Santo, manifestou a sua fé naquele pequeno tesouro. Aquelas palavras maravilhavam os pais de Jesus, e inspiravam confiança naquele Jesus que seria o ponto de viragem no caminho da Humanidade. 
Devemos ser pessoas exímias no louvor a Deus, porque Deus ama-nos acima de tudo. Por isso devemos retribuir-lhe amor a Ele e ao próximo.

Oração:
Senhor, que nós tenhamos mais confiança e fé em Ti, e que demonstremos devoção tanto em palavras como em actos.


Mistério Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Nesta passagem, Jesus demonstra-nos a sua devoção ao Pai, fugindo do mundo e detendo-se na casa do Senhor para orar. Que nos tenhamos o templo de Deus como local de eleição, destinado à oração, e onde podemos encontrar o perdão e o amor, porque é lá que podemos encontrá-Lo sempre.

Oração:
Meu Deus, que a minha oração seja mais regular e fervorosa, e que eu veja a Tua casa como símbolo do amor e união entre os homens.

Oração final:
Senhor, faz do mundo um lugar em que a paz reine, tal como o teu Reino, e faz com que os homens abram os seus corações à Tua Palavra, para que encontrem conforto infinito e para que vejam que a guerra não é solução para a felicidade do Homem.