sexta-feira, 3 de maio de 2013

Terço - Intenção: pela GNR



Oração inicial:
Hoje estamos reunidos, mais uma vez para rezar o Terço a nossa Senhora de Fátima.
A nossa intenção para hoje é rezar pela GNR, aqueles que têm como missão e objectivo zelar pelo cumprimento da lei.
Que durante este tempo nós peçamos a nossa Senhora de Fátima que nos dê a humildade de olhar para os GNRs como homens e mulheres como nós e que eles, também, saibam sempre ver em nós irmãos e não adversários.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.


  Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
O momento da agonia é o momento da tentação, onde o Diabo procura o flanco de Jesus para o poder vencer. No entanto e como sempre Jesus resiste à tentação, procura na oração a força para vencer as forças do mal.
Também os GNRs são muitas vezes tentados pelo Diabo, de várias formas. Nem sempre conseguem vencer a tentação, mas há momentos em que o conseguem, pois acreditam na verdade e na rectidão da vida.

Oração:
Senhor Jesus, neste primeiro mistério, pedimos por todos aqueles que cedem às tentações do Diabo, particularmente os GNRs, para que reconheçam o seu pecado e o Senhor tenha misericórdia deles.
Que a Senhora de Fátima seja para cada um deles um exemplo de fidelidade, honestidade e verdade.



2º Mistério
Flagelação de Jesus

Meditação:
Momento doloroso este. Jesus é tratado de uma forma violenta e como um ladrão.
Muitas vezes os GNRs são olhados com desconfiança, como se fossem os maus da fita. Muitas vezes são incompreendidos pela missão que têm de exercer, pois são cumpridores de leis, certamente algumas que eles próprios não concordam, mas a sua missão não é fazer leis, mas fazer cumpri-las.
Que neste mistério peçamos por cada um de nós, que muitas vezes criticamos os GNRs e não os sabemos compreender.

Oração:
Senhor Jesus, que sofreste os ferimentos, não só da alma, mas também na carne, ajuda todos aqueles que são incompreendidos e maltratados, particularmente os GNRs.
Que Nossa Senhora de Fátima seja o modelo e medida dos nossos julgamentos.


  Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
A coroa é sinal de realeza e importância, mas em Jesus é sinal de escarnio e gozo.
Infelizmente e com o tento nós fomos desacreditando aqueles que têm como missão zelar pela nossa segurança.
Quantas vezes não cumprimos os seus conselhos? Quantas vezes gozamos e maltratamos os GNRs? Quantas vezes em vez de facilitarmos a sua missão, temos o gosto de lhes complicar a vida?
Que neste mistério peçamos por todos os GNRs, para que saibam ser humildes e misericordiosos na sua missão, para que não cedam à tentação da vingança.

Oração:
Senhor Jesus, olha por cada um de nós.
Dá-nos um coração puro, para podermos cumprir as leis.
Concede aos GNRs um coração puro, para olharem para nós como pecadores e humanos que somos.


  Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do Calvário

Meditação:
Como encaramos nós a Cruz? Tentamos fugir dela ou preferimos acolhe-la como atitude de santificação?
Ser GNR é saber acolher a sua cruz, assim como Jesus fez.
Não a procuramos, mas também não fugimos dela.
Não é enviada nem desejada por Deus, mas é muitas vezes uma forma de nos aproximarmos de Deus e dos irmãos.
Neste mistério, peçamos por todos aqueles que não têm medo da sua cruz, como Jesus.
Peçamos também por todos os que pela fraqueza do medo fogem da Cruz.

Oração:
Jesus crucificado, olha para nós e dá-nos uma Fé forte, para podermos acolher a nossa cruz e caminharmos em tua direcção.
Que a Senhora do Rosário, que também é Senhora das Dores, possa inspirar-nos em cada dia, no caminho da nossa vida.


  Mistério
Crucifixão e morte de Jesus

Meditação:
No último mistério do terço deste dia, somos convidados a olhar para todos aqueles que são vitimas de injustiças: tanto por parte da GNR, assim como GNRs que são injustiçados.
Hoje vivemos dias conturbados, onde tanto há abusos das autoridades, como tantas vezes, os infractores saem incólumes das suas injustiças.
Jesus foi crucificado e morto injustamente, peçamos por cada um de nós, para que a justiça, fundada e baseada no amor seja a nossa regra de vida.

Oração:
Senhor Jesus, queremos em primeiro lugar pedir perdão pelas vezes é que te crucificamos e matamos, nos nossos irmãos. Ajuda cada um de nós a olhar para o próximo como um irmão e não como um adversário.
Senhora do Sim, ajuda-nos a dizer sim aos apelos de Paz do Teu filho.


Oração final
No fim desta oração queremos agradecer por mais este momento de intimidade e alegria, que é para nós cristãos estar contigo Senhor, através da Tua e nossa mãe de Fátima.
E pedimos por todos nós, em particular pela GNR que serve nas nossas terras, para que saibam sempre qual a sua primeira e principal missão: ajudar e zelar pela nossa felicidade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.