domingo, 25 de março de 2012

Jo 12, 20-33 - "Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto"

O Evangelho de hoje mostra-nos bem a faceta humana de Jesus, pois ao saber que está a poucos dias da Sua morte, percebe-se, através das Suas palavras, que atravessa momentos de angústia e mal-estar. Mas não recua nem se deixará levar pelo caminho mais fácil, não foge do que estava escrito nas Sagradas Escrituras... pelo contrário, prepara-se para cumprir a vontade de Seu Pai.

Segunda-feira
Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus».

Meditação
Gregos, talvez significando estrangeiros simpatizantes do judaísmo, ou seja não judeus, que vinham a Jerusalém adorar a Deus no templo. No entanto, e apesar de não serem judeus, quiseram ver Jesus.
Eles quiseram encontrar-se com Jesus, conhecê-Lo e conhecer também o Seu projecto, tomando assim conhecimento da salvação que Jesus nos veio oferecer.
Hoje também nós, não sendo “estrangeiros” na fé de Cristo, esforçamo-nos para tentarmos conhecer o Seu projecto de salvação?

Oração
Senhor Jesus, peço-Te perdão pelas vezes em que não quis ou não me predispus para querer conhecer-Te melhor.

Acção
Vou tentar seguir o exemplo de humildade, partilha, caridade e amor ao próximo que Jesus nos deixou, tentado deste modo conhecê-Lo e compreendê-Lo melhor.

Terça-feira
Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto.

Meditação
Até os gregos queriam privar de perto com Jesus, a pessoa mais falada pelos seus feitos. Eram estrangeiros.
Jesus recebeu-os lembrando que a Sua missão era para toda a humanidade, certo de que a Sua mensagem e o Seu sacrifício seria glorificado por todos. Comparando a Sua vida a uma semente, Jesus clarifica que, tal como a semente, terá que morrer para que a Sua missão possa dar frutos. Pensemos se na nossa vida do dia a dia com os outros sabemos valorizar este sacrifício…

Oração
Senhor Jesus, aceita-nos assim. Somos um poço de ingratidão A nossa vida, comparada à Tua, é uma boa vida. E como andamos sempre revoltados! Armados em vítimas!  Muitas vezes até zangados com Deus por qualquer contratempo que nos acontece. Temos falta do Teu abraço de Pai, do consolo de Jesus nosso irmão.
Olha por nós Senhor!

Acção
A Quaresma está chegando ao fim. È tempo de reconciliação.
Vou fazer as pazes com quem andar mais desavindo.

Quarta-feira
Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará.

Meditação
Quem se ama a si mesmo e tem a pretensão de ser mais que os outros, preocupa-se apenas em defender os seus interesses, não olhando a meios, prejudicando assim os outros, não segue Jesus e perde a vida eterna e a salvação.
Pelo contrário, quem segue o exemplo de Jesus, amando os outros tal como Jesus fez, encontrará a vida e a salvação.

Oração
Jesus, ajuda-me a ter coragem para servi-Te, no amor aos outros, sem esperar contrapartidas, a servir desinteressadamente.

Acção
Esta semana vou tentar ser mais humano, mais humilde para com o meu próximo, tentando assim servir Jesus. Vou tentar deitar fora a capa do egoísmo.

Quinta-feira
Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O».

Meditação
Neste texto bíblico encontramos Jesus como um homem, com as fraquezas próprias de qualquer ser humano. Sofre, tem medo, está inseguro e confuso, mas, especialmente,  salienta-se a dádiva e a obediência à vontade do Pai.

Oração
Senhor, precisamos da Tua força e do Teu amor de irmão. Faz-nos corajosos e obedientes às Tuas leis.
Obrigado Bom Deus pelo Teu filho muito amado.
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados.

Acção
O mundo está carente das nossas orações. Rezemos e demos graças.

Sexta-feira
A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um Anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo.


Meditação
Jesus aceita ser expulso deste mundo, ou seja, aceita o sacrifício da cruz, morrer como um criminoso, e para quê? Para salvar aqueles que não respeitaram a Aliança com Deus.
Passados dois mil anos será que compreendemos o exemplo que Jesus nos deu?

Oração
Jesus perdoa-me pelas vezes em que pequei, não fui humilde, não aceitei o Teu sacrifico para me salvares.
Agradeço-Te a minha vida e tudo o que me deste, apesar de eu todos os dias falhar para conTigo, continuas a dar-me o Teu exemplo, perdoando-me.
Obrigado/a Senhor Jesus.

Acção
Hoje, seguindo o exemplo de Jesus, vou perdoar sinceramente, àqueles que eu, em determinados momentos da minha vida, não consegui compreender.
 
Sábado
E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

Meditação
Com que serenidade Jesus falava da Sua morte. Ele estava certo que a Sua morte não iria ser uma morte natural. Ao dizer «Quando for elevado da terra Jesus referia-se à Sua morte na cruz. Hoje sabemos que Ele morreu por nós.
Quantos de nós temos esta realidade presente nas nossas vidas? Como Jesus se deve sentir triste com a nossa ingratidão, quando Ele apenas nos pede que amemos o próximo como a nós mesmos.

Oração
Faz-nos, Senhor Deus, bons cristãos. Que nos nossos actos saibamos ver no outro que é o próximo, aquele Jesus que morreu na cruz para salvação da humanidade.
Mas fugir às tentações é por vezes difícil. Só com fé e o Teu olhar atento seremos capazes. Confiamos em Ti, Bom Pai.

Acção
Vou estar atento ao meu irmão, para poder ouvir, e para dar o apoio que penso ser necessário.