domingo, 4 de março de 2012

Mc 9, 2-10 - "Este é o meu Filho muito amado"

A Transfiguração de Jesus é mais um sinal do Seu poder na Terra, sendo também uma maneira de demonstrar o Seu sofrimento às mãos dos líderes religiosos da altura, sofrimento esse que O havia de conduzir à morte.
Tomemos como referência a frase proclamada por Deus - "Este é o meu Filho muito amado" - e façamos dela o "sal" da nossa vida, deixando que a Palavra de Jesus nos conduza aos caminhos da felicidade.

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles.

S. Marcos narra a subida de Jesus ao monte, com Pedro, Tiago e João, para ali se transfigurar diante deles. O Pai manifestou-se-lhes, revelando a glória divina de seu Filho.

Meditação
Jesus convida os apóstolos e a todos nós a subir com Ele ao monte, a estar na Sua intimidade, a viver a alegria da comunhão com Ele e a contemplar a manifestação do Pai.
Subir à montanha, símbolo de lugar sagrado, supõe retiro, oração, paz, esforço, tensão e superação na subida, luta contra o comodismo… Estamos nós dispostos a aceitar o convite de Jesus? Ou será que Jesus precisa se transfigurar na nossa frente para que acreditemos n’Ele?

Oração
Ajuda-me, Senhor, a subir ao monte, a ultrapassar as dificuldades, para poder estar na Tua intimidade, para rezar, para Te escutar

Acção
Procuremos ao longo do dia reconhecer as transfigurações de Jesus nas pessoas que põe no nosso caminho e anunciemos que Jesus é o Filho de Deus.

Terça-feira
As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

O texto salienta: o esplendor que Jesus irradia é tão majestoso, que até altera a brancura das suas vestes, tornando-as resplandecentes. Jesus manifesta aqui, na transfiguração, o sinal de divina glória celeste.

Meditação
A transfiguração é um estímulo à esperança, mas sobretudo à vigilância. Neste acontecimento Jesus quer dar-nos um sinal do Seu grande amor por toda a humanidade e, assim, anima-nos a descer do monte, a desinstalarmo-nos das nossas comodidades, a implicarmo-nos na realidade da vida quotidiana, a continuarmos a anunciá-Lo com o rosto alegre e “transfigurado”.

Oração
Senhor ensina-nos a subir ao monte para orar e ajuda-nos a aceitar a Tua transfiguração diante de nós, confiando na Tua Luz e na Voz do Pai.

Acção
Deixemos que o mistério da transfiguração nos envolva e irradie luz às nossas dúvidas e incompreensões e que nos transformemos diante dos nossos irmãos na fé e da boa vontade.

Quarta-feira
Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados.

Pedro ficou extasiado diante da luz da Transfiguração de Jesus, mas ele e os seus amigos sentem medo na presença de Deus, mas reconhece como é bom estar ali e pretende fazer durar esta manifestação, construindo três tendas.

Meditação
O monte é o ponto de partida, não é um lugar para ficar. Há que descer à realidade. A subida ao monte com Jesus, nesta Quaresma, ajuda-nos a eliminar temores, dá-nos forças e ânimo para seguir adiante e ser coerentes e consequentes na vida com a nossa fé. Jesus convida-nos a não nos instalarmos nas nossas tendas de falta de solidariedade, egoísmo, comodismo, rotina… pôr de lado os nossos interesses mais imediatos e egoístas e dar espaço ao encontro com Deus. Aproveitemos este tempo favorável que o Senhor nos oferece para conhecermos os nossos dons e pô-los ao serviço dos nossos irmãos.


Oração
Senhor, ensina-nos a reconhecer-Te na pessoa dos irmãos, sobretudo nos excluídos e oprimidos e permite a nossa transformação junto deles

Acção
Durante esta Quaresma e com a ajuda de Deus tentemos encontrar um sentido novo para a nossa vida e marcar todos os caminhos pela nossa conversão.

Quinta-feira
Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles.

Agora surge-nos um novo símbolo – uma nuvem – que está sempre relacionada com a proximidade de Deus – Luminoso, Envolvente, Maternal. Ele não fala só para Jesus “Este é o meu Filho muito amado”, fala também para todos nós e convida-nos a viver a sua Palavra.

Meditação
Este é um momento crucial para a humanidade – Deus revela a verdadeira identidade de Jesus àqueles discípulos que foram escolhidos para verem a glória de Deus. Só fica Jesus, a Sua Voz, a Sua Palavra, a Sua Pessoa.
Esta revelação vem acompanhada de uma recomendação: “Escutai-O”. A Palavra do Pai vem, assim, apoiar os ensinamentos de Jesus.

Oração
Senhor, por Jesus, Teu Filho, pedimos-Te que reforces a nossa fé e nos encorajes a testemunhar a Tua Palavra e que cada um de nós faça o que Tu disseres.

Acção
Mais do que nunca, procuremos ”escutar” a Palavra de Deus e pô-la em prática, em todos os momentos da nossa vida.

Sexta-feira
Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos.

Jesus pediu aos discípulos que a visão e a revelação recebida permanecessem em segredo até à Ressurreição.

Meditação
Jesus não quer que se divulgue o seu messianismo, apenas deixa transparecer a glória pascal antecipada e que só se poderá entender e anunciar à luz da Ressurreição.
O deserto da Quaresma, com o seu gozo e sofrimento, saúde e doença, amizade e solidão, êxitos e fracassos, luz e obscuridade … tem como meta a alegria da Páscoa.
Sabemos que o processo termina com a vitória e a glória de Jesus e a nossa. Tudo conduz à Vida.

Oração
Senhor, ensina-nos: a escutar a Tua Palavra; a criar uma relação íntima de confiança e a viver em Ti: A estar disponíveis à Tua mensagem; A sentir o Teu amor misericordioso, que perdoa e ensina a perdoar; A apressar-nos em ir ao encontro daqueles que precisam de nós

Acção
Procuremos sempre “escutar” atentamente tudo o que Jesus diz, seguindo os Seus passos com confiança total, mesmo nos momentos difíceis e incompreensíveis.

Sábado
Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.

Os discípulos não entenderam o que era ressuscitar dos mortos, mas com Jesus e por Jesus, a entrega e a morte têm sentido – conduzem à Ressurreição, à vida plena. O calvário não é o fim. A luz vence sempre as trevas.

Meditação
Deus oferece-nos a todos, no nosso caminho, momentos de transfiguração, momentos que nos ajudam a fortalecer a fé, a activar a esperança, a reavivar o amor, a dissipar as dúvidas, a não cair na rotina e no desânimo, a descobrir a solidariedade.
Deus deu-nos o Seu Filho, entregou-O à morte para que todos nos salvemos. A salvação de toda a humanidade é a razão do sacrifício de Cristo.

Oração
Senhor, porque reconhecemos que a morte de Jesus foi a maior prova do Teu amor e que não há maior amigo do que aquele que dá a vida por aqueles que ama, ajuda-nos a ter sempre bem presente esta grande verdade e a reconhecer que o Teu Filho é a fonte regeneradora da Vida Nova. Ajuda-nos, ainda, com a pureza dos nossos pensamentos, dos nossos gestos e das nossas palavras mostrar-Te a nossa gratidão.

Acção
Hoje vamos tentar sermos portadores desta “Vida Nova” e da mensagem de Jesus para os que nos rodeiam.