domingo, 18 de março de 2012

Jo 3, 14-21 - "Deus enviou o seu Filho para que o mundo seja salvo por Ele"

No Evangelho desta semana temos presente, uma vez mais, o AMOR.
Amor que liberta, Amor que salva, Amor que é o caminho para a verdade e a vida.
É o Amor de Jesus por todos nós...

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna.

Meditação:
Jesus compara um acontecimento de Moisés à sua vinda à terra, pois nesse tempo Deus disse a Moisés que pusesse uma cobra de bronze num cimo de um pau, para que, quando os israelitas olhassem para ela, ficassem curados. E Jesus hoje vem dizer-nos que, da mesma forma também Ele foi colocado no cimo de uma cruz, também nós, tal como os israelitas, deveríamos olhar para a cruz, olhar para Jesus e tentar procurar a nossa cura espiritual. Procurar o arrependimento pelos nossos pecados, pelas nossas faltas. A nossa infelicidade deve-se, muitas vezes, ao facto de andarmos doentes espiritualmente, mas pior que isso é acomodarmo-nos e não procurarmos junto daquele que nos ama e daqueles que nos rodeiam a melhor cura -  o amor.

Oração:
Senhor, hoje quero sentir-me feliz, quero dar graças pela melhor prenda que nos podes-te dar, como grande prova do Teu amor: a Vida.
Portanto não vou desperdiçar este dom que me deste com tristezas, vou procurar a cura para me sentir bem comigo, bem com os outros e fundamentalmente quero sentir-me bem conTigo.

Acção:
Hoje, Senhor, vou olhar para Ti no cimo da cruz e não vou ver sofrimento. Vou ver em Ti a alegria com que sempre viveste como nunca perdeste a fé, até na hora da morte, pois Jesus na cruz é sinal de salvação.
Desafio: Nós, quase todos os dias, passamos por um local onde a serpente na cruz também é sinal de cura! Qual é esse sítio? (Caso não encontre a resposta, esta, será anunciada na próxima eucaristia)


Terça-feira
Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.

Meditação:
Jesus morreu por nós numa cruz, morreu da forma mais vergonhosa e dolorosa daquela altura. Ele morreu para nos salvar, deixou o Mundo para nós… e nós, cristãos que vamos à missa, que lemos e escutamos a Sua palavra, será que realmente somo dignos do Seu amor? Será que agimos segundo a Sua vontade? Quando somos os primeiros a desprezar as pessoas que estão à nossa volta, estamos agir segundo a Sua vontade?
Ou cada vez mais e, constantemente, criticamos, condenamos e julgamos o outro? Nos dias de hoje pensamos mais no nosso bem-estar do que no bem-estar dos outros, esquecendo do que realmente é importante: o AMOR.

Oração:
Perdoa-me Jesus, pelas vezes em que olhei para a cruz de forma leviana, e pelas vezes que recuso olhar de outro modo para a minha vida. Perdoa-me pelas vezes em que não sou capaz de seguir a Tua vontade e quando não sou capaz de tratar o próximo como Tu me pedes.

Acção:
Neste dia, vou pensar antes de agir, pensar que o meu Salvador morreu por mim numa cruz e que me apoia acima de tudo.
Na escola vou olhar para os meus professores e colegas com respeito, em casa vou ajudar a minha família no que for preciso e no trabalho vou tentar colaborar ao máximo para um melhor desenvolvimento em conjunto, para beneficio de todos.


Quarta-feira
Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus.

Meditação:
Acreditar em Jesus é dizer SIM ao amor, à alegria, à felicidade, dizer que queremos ser felizes plenamente e não apenas superficialmente. As pessoas que não crêem jamais atingirão um nível de entrega máxima ao próximo, superando os seus interesses próprios em prol dos outros.

Oração:
Jesus, ajuda-me a não duvidar da Tua existência e a crescer na fé a cada dia que passa.

Acção:
Hoje vou dar a conhecer Jesus a uma pessoa que não é crente.


Quinta-feira
E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras.

Meditação:
Ainda hoje a maioria dos homens continuam a amar mais as trevas do que a luz, e isso acontece porque as trevas trazem prazeres imediatos que agradam a vontade do homem. Que motivo levaria o homem a trocar os prazeres do mundo por um Deus que ele desconhece?
Existe uma resposta óbvia para os cristãos: Amar a Deus é melhor do que amar as trevas porque Deus é amor e o amor de Deus é sublime e eterno, não imediato. Entra, aqui, a importante tarefa do cristão - ser testemunha de Jesus perante todos os homens, os que crêem e os que não crêem, pois só é possível mostrar que é bom viver na luz se formos provas vivas disso.

Oração:
Senhor, durante esta semana vou ser exemplo do Teu amor, e vou mostrar a todos que sou feliz por viver na luz, por viver na paz que Tu me proporcionas.

Acção:
Esta semana, quando encontrar uma pessoa que precise da minha ajuda, não vou ignorá-la, vou mostrar-lhe que é possível, erguer-me, e que todos os caminhos, até os mais difíceis de atravessar são mais fáceis, quando caminhamos iluminados pelo amor de Deus.


Sexta-feira
Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas.

Meditação:
Muitas vezes vivemos na escuridão com medo de que as nossas obras fossem denunciadas e por isso fugimos da luz como o diabo da cruz! Quantas vezes temos vergonha dos nossos actos? E ficamos com medo de não ser perdoados?
Pois o problema não é errar, o problema é que nos esquecemos que Deus perdoa e ama-nos, por mais erros que cometamos!
Nós fazemos muita coisa que mais tarde nos arrependemos, mas tentamos que ninguém descubra, para que não fiquemos mal vistos, para que não sejamos vistos como pecadores, mal-educados … E como sempre agimos da forma mais fácil mas mais incorrecta, que é culpar os outros pelos nossos actos.
Ninguém disse que ser cristão era fácil. Mas houve alguém que disse que ser Cristão não era para fracos, mas sim para os fortes.

Oração:
Senhor, ajuda-me a seguir o caminho da luz, pois só este caminho me trará felicidade. Somos humanos e por isso imperfeitos e pecadores. Quando errar, quando pecar, quero ter força para assumir os meus erros, pedir perdão àqueles a quem magoei e seguir em frente com o desejo de não voltar a errar.

Acção:
Hoje sou convidado a reflectir sobre as más acções que pratiquei e nas pessoas que magoei. No final, vou rezar um Pai-Nosso e tentar melhorar as minhas atitudes.


Sábado
Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.

Meditação:
Deus é verdade, é entrega, é amor. Como cristãos devemos seguir o Seu exemplo e construir-nos sempre com base no que Ele é. Se caminharmos nesse sentido, cada vez mais nos aproximaremos dele e as nossas obras tornar-se-ão grandiosas e verdadeiras.

Oração:
Deus, quero caminhar para junto de Ti por isso peço-Te que me guies no caminho da verdade.

Acção:
Hoje vou oferecer uma flor, como símbolo de verdade e ternura, a uma pessoa que esteja doente