domingo, 11 de março de 2012

Jo 2, 13-25 - "Destruí este templo e em três dias o levantarei"

Os vendedores viam a sua missão no templo não de forma espiritual, mas como forma de enriquecimento pessoal, um negócio.
Também nós olhamos muitas vezes para Deus como um negócio... Deixemos Cristo purificar os nossos corações, para que a Sua Palavra entre nas nossas vidas.

Segunda-feira
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas.

A Páscoa era a festa mais importante para os Judeus, e para esta celebração chegavam a Jerusalém crentes de todo o mundo. Jesus subiu a Jerusalém. O templo era o lugar de Deus e da Sua presença no meio do povo. É o centro das instituições Judaicas e símbolo de nação Judaica.

Meditação:
Chego cada dia à cidade de Deus na minha vida. Onde posso encontrar-Te? Onde poderei receber o Teu abraço?
Certamente no conforto e na ternura do encontro. Na Páscoa da vida que se faz sorriso e partilha. Na certeza de estar conTigo na Tua cidade, na minha vida.

Oração:
Senhor, sei que me amaste primeiro. Ao descobrir o Teu amor na proximidade da Páscoa, quero sentir a Tua presença na certeza de Te encontrar na simplicidade deste meu existir, que se transforma em riqueza de amor quando Tu estás presente, fazendo-Te Palavra nas minhas palavras. 

Acção:
Hoje serei como a cidade que acolhe Jesus, e vou acolhé-Lo para ser testemunha de tudo aquilo que Ele significa de verdade, justiça e libertação. 


Terça-feira
Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio».

Meditação:
A imagem que temos de Jesus é de uma pessoa humilde, bondosa…como pode ser Jesus tão violento perante esta situação? Jesus teve um motivo forte para tal acontecimento «não façais da casa do meu Pai casa de comércio».
Quantos de nós não fizemos já o mesmo? Quantos de nós vamos à casa do Senhor rezar para que Ele nos dê isto e aquilo em troca de promessas? Isto é negociar e não é isso que Jesus quer de nós.
A casa de Deus não é casa de comércio. A casa de Deus é casa de oração, a fidelidade a Deus é a nossa prioridade.

Oração:
Senhor, hoje não Te peço nada em troca da minha oração.
Hoje quero apenas abrir os meus ouvidos e escutar a Tua palavra, para que possa entender o que tens para me dizer e sei que tens muito.
Quero estar conTigo, sentir a Tua presença que me liberta e me perdoa.

Acção:
Hoje, mesmo nas pequenas coisas que por vezes não dou importância, vou procurar entender o que Deus tem para me dizer…porque são através de pequenos gestos e pequenas atitudes que Jesus se revela para nós.

Quarta-feira
Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?».

Meditação:
“Recordaram-se do que estava escrito”. Onde?
A palavra de Deus, como resposta. A ira justificada de Jesus contra os interesses económicos, a exploração feita, ainda hoje, por muitos grupos em nome de Deus.
Para os judeus reerguer o templo em três dias era absurdo…pois eles não sabiam que Jesus falava da sua Ressurreição. Se nós quisermos aceitar Jesus, Ele estará sempre de braços abertos para nos receber e viver em nossos corações.
Através do baptismo Ele viverá sempre em nós, assim seremos o templo mais valioso e bem cuidado vivendo Nele e para Ele.
Só Deus, através das nossas atitudes, pode mostrar aos exploradores deste mundo que os sinais estão a vista de quem não usa óculos de cegueira espiritual.

Oração:
Senhor, peço perdão por todas as vezes em que fui egoísta e não consegui respeitar o templo que é o meu corpo onde Tu vives. Ajuda-me, sempre que estiver errada nas minhas atitudes, e a reconhecer em cada pessoa o Teu rosto e os sinais do Teu amor.

Acção:
Hoje vou escrever uma frase bíblica e colocá-la num sítio visível, sobre o templo de Deus. 

Quinta-feira
Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo.

As palavras não bastam, são precisos sinais, manifestações claras, da demonstração da verdade. Jesus age desta forma porque Ele é o novo Templo de Deus, que na Sua Paixão e Morte na cruz, terminando em Ressurreição, na demonstração do mistério de amor mais profundo que Deus pode oferecer à humanidade. Precisamente em três dias, mais do que em quarenta e seis anos.

Meditação:
Os milagres de Jesus são sinais. Há maior sinal que o da Páscoa de Jesus? Maior manifestação de revelação e autenticidade? De que necessitamos mais? Que sinais ainda necessitamos nas nossas vidas para percebermos o amor de Jesus por nós?
O que precisamos ainda de destruir e retirar das nossas vidas para que possamos construir em nós o templo do Seu amor?

Oração:
Obrigada Senhor, por habitares em mim, por manifestares os Teus sinais, nas mais pequenas coisas, mesmo quando estou menos atento(a).

Acção:
Hoje vou procurar com o meu testemunho dar um sinal de Jesus, no trabalho, na família, nos amigos…

Sexta-feira
Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome.

Meditação:
Por vezes interrogamo-nos o que significa a ressurreição… Depois da morte de Jesus, a ressurreição muda tudo…por isso se faz uma preparação intensa, uma preparação em que somos convidados a perdoar, a meditar, a partilhar, mas principalmente a amar, para assim receber Jesus, que veio para nos salvar.

Oração:
Senhor, quero ser pedra viva do Teu templo, viver no Teu amor que tudo transforma. Ajuda-me a seguir o caminho que me leva a Ti, para que eu seja Tua testemunha perante o meu semelhante.

Acção:
Que posso eu fazer para ser pedra viva de Jesus?
Hoje vou tentar fazer o que Jesus faria perante alguma situação que me incomode e dar o meu testemunho de que posso ser pedra viva do templo do Senhor.

Sábado
Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

Meditação:
Jesus sabia que, naquele tempo, mesmo os mais próximos o poderiam trair, pois conhecia bem o homem e o que há nele. O pecado que existia no homem.
Sabia e sabe… e conhece-nos a todos, não podemos fugir daquilo que somos, pois Ele conhece cada fio dos nossos cabelos.
Sabe se acreditamos Nele ou se ainda vivemos no escuro do pecado, sem perdão, sem acreditarmos que Ele foi enviado por Deus e que no seio da Virgem Maria se fez homem…
Para que servem as informações? Ele é Deus connosco.

Oração:
Tu, Senhor, que cuidas de mim, noite e dia sem cessar, põe tua mão na mão do meu Senhor que acalma o mar.
Tu, Senhor, que cuidas de mim noite e dia sem cessar… apaga a noite do meu dia para Te poder amar!

Acção:
Hoje vou rezar o credo com muita calma e meditar cada frase, e vou escrever a minha resposta a cada frase.
No final terei resposta a algumas perguntas que faço muitas vezes.