quinta-feira, 15 de março de 2012

Via Sacra - 5ª estação - Jesus é ajudado por Simão de Cirene a levar a Cruz


V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Palavra
Quando o iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.
Meditação
A caminhada de Jesus para o Calvário foi tão dolorosa, que os algozes, com medo que Ele morresse antes de chegar ao lugar do suplício, se viram obrigados a procurar quem ajudasse o divino Condenado a levar a Cruz. Obrigaram então Simão de Cirene, que voltava do trabalho. Sem esperar, aquele homem é chamado para ajudar Jesus.
Também nós, como Simão de Cirene, precisamos que alguém nos incite a carregar, com amor, a cruz dos outros, ainda que este chamamento resulte em contradição com os nossos projectos e as nossas simpatias. Só assim podemos cooperar na redenção

Oração
Obrigado, Jesus, por estares comigo no meu sofrimento e por carregares a minha cruz. Ensina-me a levá-la sem revolta. Tem piedade de todos os que levam a sua cruz sem amor, esperança e fé. Concedei-nos reconhecer que é uma graça poder partilhar a cruz dos outros e experimentar que dessa forma estamos a caminhar convosco.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.