quinta-feira, 15 de março de 2012

Via Sacra - 2ª estação - Jesus toma a Sua cruz


V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Palavra
Então os soldados do governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram toda a corte. Despiram-n'O e puseram-lhe uma capa escarlate e, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e uma cana na mão direita; e depois, enquanto se ajoelhavam diante d'Ele, faziam troça dizendo: "Salve, rei dos judeus!"
E cuspindo n'Ele, tiraram-lhe a cana e batiam-Lhe com ela na cabeça. Depois, despiram-Lhe a capa escarlate, vestiram-n'O com as suas vestes e levaram-n'O para O crucificar.
 
Meditação:
Nesta passagem inicia-se a caminhada que conduzirá Jesus à morte na Cruz. Que caminhada tão severa e tão penosa o Filho de Deus teve que enfrentar para salvar a humanidade.
Nós, que hoje vivemos numa época de comodismo, e que qualquer esforço nos cansa fisicamente, nem conseguimos parar para reflectir sobre o sofrimento de Jesus sob o peso da Cruz, as humilhações, dores e tormentos de que foi alvo no início desta caminhada.
Façamos silêncio e meditemos no significado da cruz…

Oração:
Jesus, todo o peso da Cruz é o peso dos nossos pecados, que Tu misericordiosamente suportaste sobre os Teus ombros para nos salvar.
Ainda hoje somos insensíveis ao significado do Teu gesto, ainda hoje nos queixamos dos imprevistos da vida, achando que temos uma grande cruz a carregar.
Ajuda-nos a abrir os olhos e a perceber que a maior e mais pesada cruz já foi carregada por Ti, para nos aliviar e para nos conduzir à felicidade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.