domingo, 4 de março de 2012

Senhor dos Passos (Vila do Bispo) - Passos da procissão

1. Jesus é condenado à morte

Palavra:
Disse-lhes Pilatos: "Que hei-de fazer então de Jesus chamado Cristo?". Eles responderam: "Seja crucificado!". E ele acrescentou: "Mas que mal fez Ele?". Eles então gritaram mais forte: "Seja crucificado!". Então soltou-lhes Barrabás e, depois de ter feito flagelar Jesus, entregou-O aos soldados para que fosse crucificado (Mt 27,22-23.26)
Meditação
Este primeiro passo é um bom exemplo daquilo que acontece connosco diariamente: sabemos e reconhecemos a verdade, mas não lutamos por ela. Preferimos ficar do lado daqueles que nos podem trazer proveitos. Pilatos não tinha motivo para condenar Jesus, mas tinha autoridade para o liberdade, mas estava mais agarrado à sua cadeira do poder e por isso, não foi capaz de libertar Jesus.
Quantas vezes nós acomodamo-nos ao poder? Poder que se chama prepotência. Poder que se chama autoritarismo. Poder que se mascara de muitas e variadas formas.

Oração:
Senhor Jesus, ao ver-Te condenado à morte injustamente, peço que tenhas misericórdia de nós, pois em Pilatos estamos todos representados, as nossas fraquezas, as nossas cobiças, tudo aquilo que nos leva ao abismo da infelicidade.
Neste primeiro passo abrimos-Te o nosso coração e vida para que possamos ser diferentes dos Pilatos do nossos dias.


 
2. Jesus cai pela primeira vez

Palavra:
Ele carregou os nossos sofrimentos, tomou sobre Si as nossas dores como alguém que merece castigo, e é ferido por Deus e humilhado. Ele foi trespassado pelos nossos delitos, esmagado pelas nossas iniquidades. O castigo que nos dá a salvação, caiu sobre Ele; por Suas feridas nós fomos curados. Todos nós andávamos errantes como um rebanho, seguindo cada qual o seu caminho; O Senhor fez cair sobre Ele a nossa iniquidade (Is 53,4-6).

Meditação:
Teria sido muito mais fácil se Jesus abandonasse a Sua Cruz e se recusasse a carregá-la. É o que todos nós temos tendência a fazer: assim que nos deparamos com um problema achamos sempre mais fácil dizer “não consigo, não sou capaz...”, baixamos os braços e abandonamos a nossa cruz. Mas não foi isso que Jesus fez, ele sabia que teria que fazer a vontade de Seu Pai, carregando a Cruz até que todas as Suas forças se esgotassem e caísse prostrado por terra.

Oração:
Jesus, com a tua força ao carregares a Cruz, mesmo quando te faltou a energia e caíste, deste uma lição à nossa covardia e ao nosso comodismo. Que a Tua queda e o Teu exemplo produzam em nós uma verdadeira conversão ao Teu amor.
 
3. Jesus Encontra a sua Mãe

Palavra:
Simeão disse a Maria, sua mãe: "Eis que este menino vai ser motivo de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição, para que se revelem os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada trespassará a tua alma". Sua mãe conservava todas estas coisas em seu coração (Lc 2,34-35.51).

Diz o Senhor:
"Cessem o teu pranto
e as lágrimas dos teus olhos,
porque existe uma recompensa
para as tuas penas" (Jr 31,16).

Meditação
O encontro de Jesus com Maria, sua mãe, é um dos momentos mais dramáticos dos Passos de Jesus até à morte. Maria durante a sua vida foi-se preparando para este momento, muitos foram os sinais, que Jesus não era acolhido por aqueles que “mandavam” e por isso o fim de Jesus seria naturalmente dramático, mas nunca Maria imaginaria, nos seus pesadelos mais tenebrosos que Jesus seria tratado como um ladrão.
Este é um encontro da esperança, de um filho que olha a sua mãe e dá-lhe a força necessária para poder ultrapassar este momento.
Maria é por este e outros momentos semelhantes um exemplo para os nossos sofrimentos.
Que penso dos sofrimentos da vida?

Oração:
Como foi difícil este momento Senhor, o que os homens são capazes de fazer. Neste Passo rogamos-Te por nós, pelas nossas crueldades, pedimos por aqueles que deviam unir e só têm prazer em dividir.
Pedimos-Te por todas as mães que perderam os seus filhos, para que encontrem em Maria o porto e exemplo para continuar a sua peregrinação no mundo.


4. Segunda queda de Jesus

Palavra:
Eu sou o homem que conheceu a miséria sob a vara do seu furor. Ele me guiou e me fez andar nas trevas e não na luz... Murou os meus caminhos com pedras lavradas, obstruiu as minhas veredas... Ele quebrou os meus dentes com cascalho estendeu-me na cinza (Lm 3,1-2.9.16).

Não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas enfermidades, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, excepto no pecado (Hb 4,15).

Meditação:
Jesus caiu novamente, ficou estendido no chão aos pés de toda a gente, sem forças e ferido fisicamente. Foram estas as humilhações a que Jesus se sujeitou e, mesmo que toda a gente escarnecia Dele e O maltratava, ainda assim quis continuar o caminho da Sua Paixão, para salvar os homens, inclusive aqueles que o estavam a maltratar.
Quem, hoje em dia, teria coragem para semelhante acto? Quem, actualmente, se sujeitaria a ser humilhado e escarnecido, para salvar outras pessoas? Quem estaria disposto a cair aos pés de quem  o maltrata?

Oração:
Jesus, à medida que avançavas por este doloroso caminho, as Tuas forças foram faltando, mas mostraste-nos que, mesmo ferido, humilhado e enfraquecido, estás sempre disposto a perdoar e acolher.
Obrigado por todas as provações que passaste por nós, para nossa salvação e para a nossa felicidade.
 
5. Terceira queda de Jesus

Palavra:
É bom que o homem carregue o seu jugo desde a juventude. Que esteja sozinho e fique calado, quando a desgraça cai sobre ele; que ponha a sua boca no pó; talvez haja esperança; que dê a cara a quem o fere até se fartar de insultos, porque o Senhor não o rejeitará para sempre... Embora castigue, também terá piedade segundo a Sua grande misericórdia (Lm 3,27-32) .

Vinde a Mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração (Mt 11,28-29).

Meditação
Jesus não cai um ou duas vezes com a cruz, mas três. Este Passo demonstra duas realidades: a primeira é a humanidade de Jesus, pois o peso da cruz é verdadeiro e deita-O por terra; a segunda, é simbólica, Jesus ao cair três vezes diz-nos que caiu totalmente, não podia cair mais e fê-lo por nós, para que nós não caíssemos mais.
Cair é sinal de fraqueza, Deus caiu, está fraco, pois o pecado dos homens enfraquece Deus. São as nossas vidas, naquilo que mau têm, que prostram Jesus por terra.
Tenho consciência do amor de Deus por mim? Que faço eu para tentar redimir os meus pecados? Coloco-Os nos ombros de Jesus?

Oração:
Jesus, Tu que nos amaste e amas tanto, tem piedade de nós.
São muitos os nossos pecados, mas muitas vezes nem consciência temos deles.
Ajuda-nos a ser conscientes e verdadeiros contigo e connosco.
Como queremos ajudar-Te neste momento, pegar na cruz e levá-la contigo, mas o medo, a vergonha, o egoísmo falam mais alto.
Pedimos-Te que abras os nossos olhos e nos dês a força para podermos levantar aqueles que estão caídos pelos caminhos da vida.

6. Jesus é desnudado e Crucificado

Palavra:
Chegados a um lugar chamado Gólgota... deram-Lhe a beber vinho misturado com fel... (Mt 27,33-34)

Depois de crucificarem Jesus, os soldados dividiram em quatro as suas vestes, ficando cada um com a sua parte. Deixaram de lado a túnica. Era uma peça única e sem costura. Por isso disseram entre si: "Não a rasguemos, mas tiremo-la à sorte para ver com quem fica". Assim se cumpria a Escritura: "Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sortes sobre a minha túnica" (Jo 19,23-24).

Depois de O crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. E ficaram ali sentados a guardá-l'O. Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus". Com Ele foram crucificados dois ladrões, um à direita, outro à esquerda. E os que passavam perto, injuriavam-n'O, meneando a cabeça e dizendo: "... Se Tu és o Filho de Deus, desce da cruz!". Também os chefes dos sacerdotes, juntamente com os escribas e os anciãos caçoavam d'Ele: "Salvou os outros, e não pode salvar-Se a Si mesmo. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditaremos n'Ele (Mt 27,35-42).

Meditação:
Jesus tudo fez por amor... os homens tudo fizeram por pura maldade. A prova está que, no seu íntimo  de malvadez e impureza, despojaram das Suas vestes Aquele que era Puro por excelência, pelo simples prazer de, ao ficarem com as suas vestes, terem um troféu para exibir.
Escolheram para o Salvador o pior dos finais, morrer na cruz, como se de um simples e vulgar ladrão se tratasse.
Jesus enfrentou o ridículo para nos dar uma valiosa lição: ensinou-nos que nada é ridículo quando é feito na linha da virtude e do bem. A maldade e a mesquinhez que deixamos entrar nas nossas vidas é que nos tornas ridículos.

Oração:
Graças Te dou, Jesus, pelo amor louco que dedicaste a toda a humanidade. Foste crucificado por todos nós, nada faltou para Te fazer sofrer até ao extremo da dor e da humilhação.
Obrigado, Jesus, por nos perdoares por todas as vezes em que esquecemos os sacrifícios que fizeste por todos nós.
 
7. Morte de Jesus na Cruz

Palavra:
A Mãe de Jesus, a irmã de Sua Mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena estavam junto à cruz. Jesus, vendo a Sua Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à Mãe: "Mulher, eis o teu filho!". Depois disse ao discípulo: "Eis a tua Mãe!" (Jo 19,25-27).

Desde o meio-dia até às três horas da tarde fez-se escuridão em toda a terra. Pelas três horas, Jesus deu um grande grito: "Eli, Eli, lamá sabactâni?", que significa: "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?"... E Jesus, dando um grande grito, entregou o espírito (Mt 27,45-46.50).

Meditação
A morte é um momento terrível, momento triste e muitas vezes desesperante.
Pensar que Deus morreu e da forma como morreu, é momento de silêncio, o absurdo aconteceu!
Jesus quer converter este momento de dor, em motivo de esperança, mas isso leva tempo, não é fácil.

Oração:
(neste momento, aqueles que poderem ajoelham-se, e rezamos em silêncio, por nós, por aqueles que matamos todos os dias)


8. Sepultamento de Jesus

Palavra:
José, tomando o corpo de Jesus, envolveu-O num lençol limpo e colocou-O num túmulo novo, que mandou escavar na rocha. Em seguida, rolou uma grande pedra para fechar a entrada do túmulo e retirou-se. Maria Madalena e a outra Maria estavam ali sentadas, era frente do sepulcro (Mt 27,59-61).

Meditação:
Quando se lê esta passagem parece que é o fim... com o sepultamento parece que está tudo acabado. Mas pelo contrário: é o momento em que tudo começa. É o renascer da esperança, é a certeza de um futuro melhor, tal como foi anunciado por Jesus.
Felizes das mulheres que estavam sentadas frente ao sepulcro, pois estavam em adoração e, mesmo tendo a pedra do sepulcro a separá-las do corpo de Jesus, sentiam-se confortadas por estar a adorar o sepulcro.
Felizes de todos aqueles que adoram a Deus, que acreditam na Sua palavra e nas Suas obras.
Felizes de todos aqueles que acreditam, mesmo sem nunca terem visto... felizes dos que buscam nos ensinamentos de Jesus o caminho para a Santidade.

Oração:
À semelhança da pedra do sepulcro, por vezes temos pedras a separar-nos da Palavra de Deus... mas essas pedras são fáceis de remover, basta querermos, basta acreditarmos, basta termos fé e escutar o que Jesus nos quer dizer.
Ajuda-nos Jesus a remover todas as pedras do caminho da nossa vida, para que, juntamente conTigo, encontremos o caminho que nos leva ao Pai.