quinta-feira, 15 de março de 2012

Via Sacra - 13ª estação - Jesus é descido da Cruz


V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Palavra
Estavam ali muitas mulheres, a olhar de longe; elas tinham seguido Jesus desde a Galileia para O servir... Ao entardecer, chegou um homem rico de Arimateia, chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. Ele ordenou que o corpo lhe fosse entregue.
 
Meditação
José de Arimateia, além de ser nobre, era muito relacionado com Pilatos, o que fez com que obtivesse autorização para que lhe fosse entregue o corpo de Jesus, de modo a que não fosse enterrado como um condenado qualquer, mas sim como uma pessoa ilustre.
José de Arimateia teve coragem para se apresentar ao governador e lhe pedir o corpo de um crucificado, que foi morto como um vulgar ladrão.
É essa coragem que nos falta nos dias de hoje: coragem de lutar pelos mais fracos, pelo oprimidos, pelos que precisam de nós… coragem e força de vontade para sairmos do nosso comodismo.
Tomemos como exemplo a coragem de José de Arimateia e façamos “descer da cruz” tudo aquilo que nos torna medrosos e acomodados.

Oração
Jesus, ao pensar no Teu Corpo Sagrado, sem vida, a ser descido da cruz, o meu coração entristece-se, mas sei que tudo fizeste para nosso bem e para nos mostrares o caminho da felicidade.
Possa eu, Senhor, ser sempre fiel à Tua Igreja, estar presente sempre que precisas de mim e ser Tua verdadeira discípula, como tanto desejas.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.
Amén.